Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

DISCOVERY CHANNEL EXAMINA AS OBRAS QUE VELAM PELA NOSSA SEGURANÇA EM 'ENGENHARIA IMPOSSÍVEL'

‘Engenharia Impossível' regressa ao Discovery Channel com uma nova série de novos projetos que se destacam tanto pela genialidade como pelos recursos técnicos, materiais e humanos que empregam. Às quartas-feiras à noite, o canal receberá também, a partir de 13 de dezembro, o programa 'Engenharia contra o desastre', que explora os sistemas que permitem completar tarefas complexas de maneira segura e precisa em algumas das maiores super estruturas do mundo.

O Discovery Channel satisfaz novamente a curiosidade dos espetadores quanto ao funcionamento de todos os engenhos e construções que nos rodeiam na noite dedicada à engenharia. A partir de quarta-feira, 13 de dezembro, damos as boas-vindas à nova temporada de 'Engenharia Impossível' e à estreia de 'Engenharia contra o desastre', um novo programa dedicado a analisar os sistemas que tornam possível o desenvolvimento dos mais perigosos trabalhos em segurança, em condições muito arriscadas. Através das mais modernas tecnologias de animação por computador, ambos os programas ajudarão os espetadores a entrar nestes engenhos e a descobrir todos os segredos com recriações digitais de máxima qualidade.

 

pastedImage.png

 

Na nova temporada de 'Engenharia do Impossível', os pioneiros da engenharia não serão esquecidos. A série prestará homenagem aos homens e mulheres que marcaram a história pelo uso de novos materiais e técnicas de construção e revelará dados curiosos sobre alguns dos recordes alcançados pelas construções mais impressionantes e pelas máquinas mais poderosas do planeta.

 

Graças ao programa, poderemos assistir à reparação de obras tão emblemáticas como o Canal do Panamá, um projeto de renovação que custou 5.250 milhões de dólares e que, depois da sua inauguração em 2016, redefiniu as rotas comerciais à escala global. Para além de revelar dados surpreendentes sobre esta obra faraónica, o programa prestará ainda homenagem aos grandes engenheiros responsáveis pela ampliação e pela obra original.

 

Nos vários episódios, 'Engenharia do Impossível' mostrará, entre muitos outros projetos, todos os segredos técnicos do maior barco do mundo, o Pioneering Spirit, um gigante do transporte marítimo com mais de 900,000 toneladas, 124 metros de largura e 477 metros de comprimento. Descobriremos ainda o maior e mais sofisticado radiotelescópio do mundo, situado num remoto campo no sudoeste da China e viajaremos até Tóquio para conhecer a torre independente mais alta do mundo, a Skytree, com 634 metros de altura. Ainda teremos tempo de dar um pulo até à Antártida para conhecer a sofisticação técnica da Base de Gelo, um dos edifícios mais complexos jamais construídos e fazer um desvio até ao espaço, para ficar a perceber um dos projetos de engenharia mais caros de sempre: a Estação Espacial Internacional.

 

‘ENGENHARIA CONTRA O DESASTRE’

 

‘Engenharia contra o desastre', que estreia às 23 horas, convida-nos a olhar para os grandes sistemas de engenharia que fazem com que o mundo moderno funcione de forma segura e precisa. O programa leva-nos numa viagem ao interior de algumas das maiores superestruturas do mundo, descobrindo como os trabalhadores levam a cabo as tarefas mais complexas sem correr qualquer perigo. Ao longo dos vários episódios, comprovaremos a eficácia de sistemas como o que monitoriza permanentemente o Porto de Roterdão para evitar colisões entre navios ou o sistema que protege explosões a gigantesca plataforma de gas Troll A, situada na Noruega. Iremos ainda compreender como se mantêm estáveis as máquinas elevadoras hidráulicas que transportam 200 mil toneladas de carga por ano no aeroporto de Stansted, no Reino Unido.

 

Em 'Engenharia contra o desastre' sofreremos com o calor extremo de uma mina de ouro australiana, com o frio intenso de um quebra-gelo russo que transporta petróleo e sentiremos vertigens, numa das maiores represas do mundo, situada no Brasil, para mostrar as inovações de engenharia em questões de segurança em grande escala. A cada capítulo, sempre com recurso a animações por computador, o programa explora invenções importantes que servem para completar com segurança as tarefas mais perigosas, como aparelhos que usam tecnologia laser para ajudar os pilotos a estacionar aviões ou câmaras que podem detetar se um condutor adormecer ao volante.

 

A nova temporada de 'Engenharia do Impossível' estreia a 13 de dezembro às 21 horas no Discovery Channel. Às 23 horas é a vez da estreia de 'Engenharia contra o desastre'.