Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

DISCOVERY CHANNEL INVESTIGA A MISTERIOSA MORTE DO GÉNIO NIKOLA TESLA A PARTIR DOS ARQUIVOS DO FBI // ESTREIA A 4 DE ABRIL

A morte do génio Nikola Tesla, cujas inovações científicas foram o ponto de partida para a era digital, sempre esteve envolta em mistério. O investigador militar Jack Murphy propõe-se a analisar os documentos desclassificados do FBI que ligam o falecimento do inventor a uma conspiração internacional em que várias potências disputavam a sua inovação mais letal: o raio da morte. ‘Tesla, o Génio’ estreia a 4 de abril às 22 horas, no Discovery Channel. 

 


Nikola Tesla, inventor, engenheiro mecânico, elétrico e físico de origem sérvia, foi um génio do eletromagnetismo que, no início do século XX, criou as bases para a Segunda Revolução Industrial e para a nossa era digital com uma série de inventos fundamentais para a humanidade. O falecimento de Tesla, a 7 de janeiro de 1943, aos 86 anos, criou ainda mais mistério em torno da sua pessoa, especialmente depois de o governo dos Estados Unidos ter apreendido todos os documentos que estavam no seu escritório, entre os quais estavam estudos e investigações que nunca tinham visto a luz do dia.

 

Anos mais tarde, parte desse material foi recuperado pela sua família, que o cedeu ao Museu Nikola Tesla, em Belgrado. Os restantes documentos mantiveram-se nas mãos do FBI até serem desclassificados, há pouco tempo. Assim, o investigador militar Jack Murphy decidiu recorrer à mais avançada tecnologia para descobrir se o famoso engenheiro foi realmente assassinado por causa de uma das suas invenções: o raio da morte. ‘Tesla, o Génio’ estreia a 4 de abril às 22 horas, no Discovery Channel.

 

Durante o programa, Discovery Channel examinará os mais transcendentes inventos de Tesla e como estas tecnologias evoluíram para dar forma ao nosso mundo atual: o trabalho pioneiro com a eletricidade e as comunicações sem fios prepararam o cenário para as invenções mais ambiciosas da nossa era, desde o automóvel elétrico até aos smartphones. Mas o grande protagonista do programa será uma invenção que só foi revelada em 2016, quando o FBI desclassificou 250 documentos relacionados com Tesla. 

 

Através destes documentos, Murphy terá acesso a uma inquietante informação sobre uma arma de destruição em massa, o raio da morte, que era cobiçado pelas superpotências mundiais na época: os Estados Unidos, a União Soviética e os Países do Eixo.

 

Murphy contará com a ajuda de Cameron Prince, o biógrafo de Tesla, com quem percorrerá o mundo à procura de novos dados, desde o último laboratório onde desenvolveu o seu trabalho, em Nova Iorque, até à sua Sérvia natal. Para além disso, Murphy e Prince vão ter a oportunidade de entrevistar inúmeras personalidades, incluindo o parente vivo mais próximo do inventor.

 

Uma vez recolhida toda a informação, o engenheiro Aron Koscho e a sua equipa vão reconstruir e testar um protótipo do raio da morte de Tesla. Se conseguirem fazê-lo funcionar, a teoria do assassinato ganha ainda mais protagonismo, reforçando as suspeitas de uma conspiração.

 

‘Tesla, o génio’ estreia a 4 de abril às 22 horas no Discovery Channel.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.