Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

DISCOVERY SHOWCASE HD ESTREIA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL 'EXPLORING HUMANS' | 3 de setembro às 21 horas

A enorme capacidade de adaptação do Homem perante inúmeros acontecimentos é agora alvo de uma programação especial do Discovery Showcase HD. Desde uma gigantesca avalanche no Evereste que sepultou debaixo de 14 milhões de toneladas de neve 16 pessoas, até um documentário sobre a necessidade urgente de travar a próxima extinção em massa, passando pelo desastre de Chernobyl e pelo derretimento dos glaciares no Pólo Norte, nada vai escapar às câmaras do canal, com a primeira estreia a chegar no dia 3 de setembro às 21 horas.

 

 

A enorme capacidade do Ser Humano em superar catástrofes é algo que tem vindo a surpreender toda a gente. O Discovery Showcase HD prepara assim uma programação especial chamada ‘Exploring Humans’, com quatro documentários que prometem deixar todos os espetadores colados ao ecrã. ‘Sherpa’ é a primeira estreia e conta a história do maior desastre natural do Evereste: uma avalancha de 14 milhões de toneladas de neve que matou 16 membros da comunidade autóctone que serve de guia aos ocidentais que querem trepar a maior montanha do Mundo. Logo de seguida chega ‘Life After: Chernobyl’ onde dois cientistas dedicam-se a uma investigação para tentarem compreender os efeitos nefastos do maior desastre nuclear da História – 100 vezes mais potente que as bombas de Hiroxima e Nagasaki juntas.

Em terceiro lugar, chega ao Discovery Showcase HD o programa ‘Melting: Last Trace to the North Pole’ que acompanha possivelmente a última expedição ao Polo Norte, uma vez que o aquecimento global, refletido no degelo dos glaciares, ameaça para sempre a região. Por fim, a fechar a programação especial ‘Exploring Humans’ chega ‘Racing Extinction’ um documentário dirigido por Louie Psihoyos, vencedor de um óscar da academia, que pretende lançar um olhar para o Mundo e de como o Ser Humano está a conduzi-lo para a próxima extinção em massa.

 

SHERPA – 3 de Setembro às 21 horas

No mês de setembro chega ao Discovery Showcase HD o documentário ‘Sherpa’, um momento televisivo nomeado para um BAFTA na categoria de melhor documentário do ano pela academia cinematográfica britânica. Com este documentário, os espetadores vão poder descobrir a desconhecida e impactante história da comunidade sherpa no Evereste, cuja sobrevivência depende da indústria turística e desportiva de escalada da montanha mais alta dos Himalaias.

 

Filmada após a terrível avalanche que assolou as aldeias instaladas aos pés do Monte Evereste há dois anos, o documentário mostra as histórias trágicas mas de superação dos membros desta comunidade tão pouco conhecida. Num momento vulnerável e crucial para a sobrevivência, os sherpa entregaram-se às câmaras do Discovery Channel e colocaram-se nas mãos dos seus realizadores.

 

No dia 8 de abril de 2014, a diretora de produção de ‘Sherpa’ Jennifer Peedom foi testemunha da grande avalanche que atravessou a cascata de gelo de Khumbu, sepultando debaixo de 14 milhões de toneladas de neve 16 sherpas. Esta avalanche foi a pior e mais trágica da história do Evereste e a morte destes guias, impondo um momento de reflexão a todos os sherpas e famílias, que se recusaram a abandonar o seu trabalho na montanha, dedicado à indústria desportiva e turística. Este documentário conta as histórias dos sherpas que sobreviveram a esta tragédia e que se uniram para suportar a dor causada pela morte de familiares e amigos.

 

LIFE AFTER: CHERNOBYL – 10 de Setembro às 21 horas

Trinta anos após o pior desastre nuclear da História, que disparou uma nuvem de precipitação altamente radioativa para a atmosfera – 100 vezes mais potente que a radiação emitida pelas bombas de Hiroxima e Nagasaki juntas; dois cientistas têm agora acesso total à área circundante do infame recinto Nuclear de Chernobyl. O biólogo Bob Nelson e a Antropóloga Mary-Ann Ochota são os primeiros cientistas a terem acesso ilimitado à zona de risco de Chernobyl, para investigar como o ambiente e a vida selvagem foram afetados após 30 anos na zona mais contaminada do planeta. Juntos ficarão o tempo que for necessário para conduzir a investigação, mas precisam ter a certeza que a exposição dos seus corpos à radioatividade não atinge níveis inaceitáveis. Aquilo que descobrem sobre a exposição de animais e plantas à radioatividade vai surpreendê-los, surpreendendo também os espetadores!

 

METLING: LAS TRACE TO THE NORTH POLE – 17 de Setembro às 21 horas

Enquanto alguns dos cientistas mais brilhantes do mundo concentram esforços na exploração de Marte, a uma distância de 225 milhões de quilómetros da Terra, ou da Lua jupiteriana Europa, a uns 500 milhões de quilómetros, o planeta que habitamos ainda tem fronteiras dificilmente alcançáveis, como as profundezas marinas do Polo Norte. Este último desafio capturou a imaginação dos exploradores por mais de 100 anos, mas ao longo deste tempo, menos de 50 pessoas conseguiram fazer a grande e perigosa viagem sem apoio ou ajuda.

 

No entanto, esta épica aventura pelo ártico tem os dias contados devido ao aquecimento global, que desencadeou o degelo dos polos e ameaça a existência de caminhos até ao Norte. Segundo alguns cientistas, esta região poderá converter-se num oceano aberto nas próximas décadas. O desafio dos aventureiros Eric Larsen, um dos exploradores polares mais conhecidos no mundo e Ryan Waters, um alpinista veterano, é tentar alcançar, sem ajuda externa, o Polo Norte, com um mérito especial: o derretimento do gelo ártico faz que a viagem seja traiçoeira e perigosa, que ameaça em fechar para sempre a marcha de uma expedição similar no futuro. Se conseguirem terminar esta aventura, quem sabe se não serão os últimos integrantes da lista de heróis a alcançarem o Polo através do gelo.

 

RACING EXTINCTION – 24 de Setembro às 21 horas

No inovador documentário RACING EXTINCTION, o diretor Louie Psihoyos e um grupo que esteve por detrás do filme The Cove, vencedor de um óscar da academia, juntam uma equipa de artistas e ativistas numa nova operação secreta para expor o mundo do tráfico de espécies ameaçadas e a corrida na prevenção de uma extinção em massa. Percorrendo o mundo para descobrir e expor os mercados negros mais perigosos, e utilizando as mais altas táticas tecnológicas para documentar a ligação entre as emissões de dióxido de carbono e a extinção das espécies, o documentário revela imagens chocantes e nunca antes vistas para mudar verdadeiramente a forma como o mundo é visto.

“O documentário RACING EXTINCTION de Louie Psihoyos é obrigatório para todos os cidadãos do mundo,” explica John Hoffman, Vice Presidente Executivo da divisão de Documentários e Programação Especial da Discovery. “Todos precisam de ver este filme porque demonstra as ameaças reais que o nosso belo planeta azul enfrenta. O RACING EXTINCTION mostra como podemos melhorar o ambiente apenas com uma pequena ação de cada vez, se todos juntos pensarmos em deixar a natureza um pouco melhor do que quando a encontrámos.”

 

A programação especial ‘Exploring Humans’ estreia no dia 3 de Setembro às 21 horas, no Discovery Showcase HD.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.