Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

D'Itália apresenta programa recheado de atividades para público e profissionais

28, 29 e 30 de junho, no Centro de Congressos de Lisboa

 

Na sexta-feira, dia 28 de junho, arranca a primeira edição do D’Itália, uma iniciativa da Camera Di Commercio Italiana Per Il Portogallo (CCIP), que promete mostrar o melhor do “Made in Italy”.

Durante três dias (28, 29 e 30 de junho), o Centro de Congressos de Lisboa transforma-se na Via del Babuino, a rua mais glamorosa de Roma, para receber um programa diversificado, onde não vão faltar expositores italianos com interesses em Portugal, conferências sobre cinema, design e moda, workshops com chefs italianos e degustações de gastronomia.

Com entrada livre, entre as 10 e as 22 horas, o D’Itália oferece aos visitantes cinco áreas distintas: um espaço de exposição e comercialização; um auditório, onde decorrem as conferências; o “Liquid Bar”, que disponibiliza aperitivos à italiana; o espaço “appetitalia”, onde os visitantes podem degustar gastronomia italiana; e uma zona para os workshops de cozinha.

O evento é dirigido a profissionais que pretendam fazer contactos com empresas italianas e, também, ao público final que procure um animado fim-de-semana em família, de descoberta da cultura italiana.

 

Programa de eventos

Logo no primeiro dia, 28 de junho, o D’Itália promove duas importantes conferências: uma sobre os desafios e oportunidades na área da mobilidade internacional, organizada pela Gi Group, e outra sobre os desafios da manufatura avançada em Portugal, Itália e Europa em geral.

No mesmo dia ao final da tarde, às 18h15, haverá um concerto da banda “Cinema e Dintorni” que executará clássicos do cinema italiano, de mestres como Ennio Morricone e Nino Rota.

No dia 29, em colaboração com o Instituto Italiano di Cultura di Lisbona, decorrerá também uma conferência sobre moda e design, com a conhecida jornalista, Stefania Giacomini.

No último dia, 30 de junho, o D’Itália fecha com “chave de ouro”, apresentando uma palestra sobre cinema italiano orientada pelo jornalista de cinema Mário Augusto, que contará com a participação do ator Joaquim de Almeida.

Durante os três dias do evento, o D´Itália promove workshops de cozinha, onde não faltarão alguns dos ícones da gastronomia Italiana. No dia 28, a chef Luisiana Zappa ensina os mais novos a prepararem tiramisu. No dia 29, o desafio será aprender a fazer gnocchi e preparar pasta, a joia da coroa da tradição italiana. E no último dia, a protagonista volta a ser a massa italiana, com um workshop de pasta tricolor caseira, e também workshops de gnocchi de batata (clássicos e recheados) e de gelados.

 

O D’Itália é uma iniciativa da Camera Di Commercio Italiana Per Il Portogallo (CCIP) que tem por objetivo promover os produtos e serviços de empresas italianas de vários setores de atividade, com negócios no mercado português.

Nos últimos anos, as relações económicas e culturais entre os dois países têm-se desenvolvido a vários níveis. Em 2018, o número de italianos residentes em Portugal atingiu um record de 14 400 (em 2016 eram apenas 6 mil) e o investimento italiano ultrapassou os 235 milhões de euros. Atualmente, existem cerca de 600 empresas italianas (ou com capital italiano) a laborar em Portugal, em setores de atividade tão distintos como a indústria transformadora, comércio grossista/retalho, automóvel, informação, comunicação e consultoria.

A Itália é o 6º mercado de exportação de Portugal e o 4º de importação. As trocas comerciais entre os dois países têm-se intensificado significativamente ao longo dos anos, tendo as exportações, atingido 2 473 milhões de euros em 2018.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.