Doclisboa no Museu do Oriente com sessões gratuitas aos domingos
Depois de um interregno forçado, o Doclisboa regressa ao Museu do Oriente em Agosto, com quatro filmes que têm na música o seu fio condutor. Todos os domingos - dias 7, 14, 21 e 28 -, às 18.00, em sessões de entrada gratuita, explora-se um território rico em expressões e referências musicais, num cruzamento entre tempos e vidas para mostrar os ritmos que nos movem.
Todas as culturas e sociedades têm usado a música, nas suas mais variadas formas, para estruturar relações sociais, expressar as mais profundas emoções, preservar as suas histórias ou lutar contra forças opressoras. Os quatro filmes seleccionados pelo Doclisboa para o Museu do Oriente levam-nos por uma viagem que tem início no noroeste da Índia, com Junun de Paul Thomas Anderson.
Junun foi inteiramente filmado no Rajastão, uma das maiores regiões da Índia, e conta a história do álbum homónimo do guitarrista e teclista dos Radiohead, Jonny Greenwood, o produtor da banda britânica, Nigel Godrich, o compositor israelita Shye Ben Tzur e os Rajasthan Express, uma orquestra indiana. O álbum mistura sonoridades de música tradicional de várias regiões do país, com letras escritas em hebreu e em vários dialetos indianos.
Seguimos rumo à Coreia do Sul, na sessão de dia 14 de Agosto, com Bamseom Pirates Seoul Inferno, de Jung Yoon-suk, sobre dois jovens músicos coreanos que lançam um desafio ao sistema e às autoridades, com a sua paixão inabalável por música. A banda Bamseom Pirates é criada com a intenção de dar à sociedade sul-coreana a música que ela merece, resultando numa mistura entre grindcore punk, black metal, free jazz, Rammstein de baixo orçamento e arte performática.
A Turquia é o próximo destino, no domingo 21 de Agosto, e Anatolian Trip de Deniz Tortum e Can Eskinazi. Inspirados pelo Anatolian Rock dos anos 1970, um grupo de amigos forma uma banda e parte numa carrinha, começando uma longa viagem por um país dividido entre o progresso e a tradição.
Em 12 and 24, no dia 28, o realizador Kim Namsuk constrói um retrato do seu amigo Xin Seha, músico independente na Coreia do Sul, que entre a ascensão da sua carreira e a doença da mãe, encara a dor e a perda através da sua voz.
As sessões são de entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia.
ER MENOS
OS RITMOS QUE NOS MOVEM
Doclisboa no Museu do Oriente
7, 14, 21 e 28 Agosto
18.00
Auditório do Museu do Oriente
Público-alvo: M/12 anos
Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia
Co-organização: DocLisboa
Sessão 7 Agosto
Junun
Paul Thomas Anderson | 2015 | USA | 54’
[estreado no Doclisboa 2016]
Primavera de 2015. O marajá de Jodhpur, na Índia, recebe Shye Ben Tzur, Jonny Greenwood (Radiohead), Nigel Godrich, Paul Thomas Anderson e uma dúzia de músicos indianos. Nas três semanas seguintes, dá-se azo a uma colaboração festiva que se torna na música e no filme Junun (loucura do amor), ponto de encontro transcultural e transreligioso entre o Islão místico dos sufi, qawwali e músicos ciganos do Rajastão, entrelaçados com poesias devotas em urdu, hebreu e hindi. Composta por Shye Ben Tzur, um músico e poeta israelita que viveu durante 15 anos na Índia, a música foi criada e moldada pelas influências de Jonny Greenwood e Nigel Godrich, e captada em filme por Paul Thomas Anderson. Os resultados mostram a camaradagem de colaboração artística e uma experiência sonora, visual e sensorial que irá intrigar e cativar a imaginação.
Sessão 14 Agosto
Bamseom Pirates Seoul Inferno
Jung Yoon-suk | 2017 | Coreia do Sul | 119’
[estreado no Doclisboa 2017]
“Salve Kim Jong-il!”, berra uma banda de punk-metal sul-coreana, os Bamseom Pirates, sem a mínima hesitação. O filme é sobre dois jovens músicos coreanos que lançam um desafio ao sistema e às autoridades e a sua paixão inabalável por música.
Sessão 21 Agosto
Anatolian Trip
Deniz Tortum, Can Eskinazi | Turquia | 2018 | 114’
[estreia portuguesa]
Verão de 2014. A Turquia está à beira de uma eleição presidencial. Uma banda amadora de jazz psicadélico de Istambul carrega o seu equipamento numa carrinha VW de 1980 e lança-se à estrada. Impulsionados pelo espírito de mudança social e uma apreciação nostálgica pelo Anatolian Rock dos anos 1970, os membros da banda param em cidades pela Turquia fora para dar concertos gratuitos e improvisados. As suas boas intenções contrastam com a sua música difícil, envolvendo-se assim numa experiência social com as diferentes comunidades do país. Entre excertos de notícias de rádio, programas políticos televisivos, vídeos do Youtube, conversas pela noite dentro, comícios eleitorais e dormidas em motéis baratos, eles encontram mulheres idosas curiosas, seguranças perplexos, motoristas de táxi sérios e adolescentes deprimidos. Enquanto conduzem a sua carrinha pelas planícies e pelas montanhas, eles movem-se em direcção a um destino cada vez mais incerto.
Sessão 28 Agosto
12 Hago 24
Kim Namsuk / Coreia do Sul, EUA / 102’
[estreado no Doclisboa 2018]
Reservado e misterioso, Xin Seha é um músico independente em ascensão na Coreia do Sul. Enquanto a sua banda ganha progressivamente atenção do público, Xin vive uma situação dramática: a mãe está doente. De forma corajosa, encara a dor e expressa o que sente com a voz. 12 Hago 24 retrata Xin Seha e os que o rodeiam, mostrando como crescem juntos enquanto artistas e seres humanos.