Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Documentário de Jorge Pelicano "Pára-me de Repente o Pensamento" | Auditório Municipal de Pinhal novo - 17 de janeiro

“Pára-me de Repente o Pensamento” em exibição no Auditório Municipal de Pinhal Novo

 

O documentário "Pára-me de Repente o Pensamento", do realizador e repórter de imagem Jorge Pelicano, que mostra o mundo da doença mental sob ângulos pouco explorados, é exibido no dia 17 de janeiro, às 21h30, no Auditório Municipal de Pinhal Novo, numa organização da Associação Juvenil Odisseia, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.

Integrado no Ciclo “Cine Clube Odisseia”, “Pára-me de Repente o Pensamento”, cujo título resulta de um poema de Ângelo de Lima, é uma visita ao Hospital Psiquiátrico Conde Ferreira, no Porto. O ator Miguel Borges entra no hospital e lá permanece durante três semanas para preparar uma peça de teatro sobre loucura.

O filme foi vencedor do Prémio Sophia para Melhor Documentário de Longa-Metragem, e premiado no Festival Caminhos do Cinema Português ’14 com o Grande Prémio, Prémio Público e Melhor Realizador.

O documentarista Jorge Pelicano nasceu na Figueira da Foz, em 1977. É licenciado em Comunicação e Relações Públicas e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi repórter de imagem da SIC Televisão de 2001 até 2012. Estreou-se no documentário com “Ainda há pastores?”, em 2006, e mais tarde, em 2010, com "Pare, escute, olhe". Ambos os filmes receberam prémios nacionais e internacionais.