Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Documento ímpar da História de Portugal no Museu de São Roque

Visitas guiadas gratuitas a exposição com as principais encomendas de D. João V

Documento ímpar da História de Portugal

 

O Museu de São Roque organiza visitas guiadas gratuitas, mediante inscrição prévia, à exposição temporária "De Roma para Lisboa: Um álbum para o Rei Magnânimo".

 

Pela primeira vez é apresentado internacionalmente ao público o denominado Álbum Weale. Trata-se de um importante documento pertencente ao Reino de Portugal, atualmente propriedade da École Nationale Superieure des Beaux-arts de Paris, restaurado através do patrocínio integral da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

 

Realizado no reinado de D. João V, consiste num registo minucioso, escrito e desenhado das encomendas de arte italiana para a Basílica Patriarcal e para a Capela de São João Baptista. A maioria da documentação perdeu-se com o terramoto, pelo que este álbum é essencial para o conhecimento das peças que não chegaram até nós.

 

A exposição constrói-se em torno do processo de intercâmbio cultural realizado entre Roma e Lisboa, ou seja, da circulação das cartas, desenhos e obras de arte que circulavam entre o rei D. João V e os seus embaixadores em Roma.

 

A Santa Casa presta agora um verdadeiro serviço público, a todos os investigadores nacionais e estrangeiros, mas também à sociedade em geral, ao disponibilizar, em português e inglês, a edição integral do álbum Weale, que se encontra à venda na loja do Museu de São Roque e da exposição.

 

Informações

As visitas guiadas à exposição temporária "De Roma para Lisboa: Um álbum para o Rei Magnânimo" acontecem todos os domingos às 15h e quintas-feiras às 17h30.

 

26 de Junho a 25 de Outubro de 2015

Galeria de exposições temporárias do Museu de São Roque (acesso pela Igreja de São Roque)

Participação GRATUITA mediante MARCAÇÃO PRÉVIA

213 240 869/866 - 213 235 444   

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.