Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

DOIS AVENTUREIROS ATRAVESSAM O DEGELO NO ÁRTICO | Última Expedição ao Polo Norte | Discovery Channel | 26 de abril às 21 horas

 

 

O aquecimento global ameaça com o degelo no ártico… Será que estamos no tempo das últimas expedições ao Polo Norte? O Discovery Channel oferece todas as terças-feiras a partir do dia 26 de abril às 21 horas um especial que mostra a aventura de Eric Larsen e Ryan Waters num dos lugares mais inalcançáveis do planeta.

O objetivo? Superar o atual recorde de 49 dias para percorrer

quase 800 quilómetros a pé sem ajuda externa.

image009.jpg

 

 

Enquanto alguns dos cientistas mais brilhantes do mundo concentram esforços na exploração de Marte, a uma distância de 225 milhões de quilómetros da Terra, ou da Lua jupiteriana Europa, a uns 500 milhões de quilómetros, o planeta que habitamos ainda tem fronteiras dificilmente alcançáveis, como as profundezas marinas do Polo Norte. Este último desafio capturou a imaginação dos exploradores por mais de 100 anos, mas ao longo deste tempo, menos de 50 pessoas conseguiram fazer a grande e perigosa viagem sem apoio ou ajuda.

 

No entanto, tal como mostra o especial do Discovery Channel ‘A Última Expedição ao Polo Norte’, emitida às terças-feiras a partir do dia 26 de abril às 21 horas, esta épica aventura pelo ártico tem os dias contados devido ao aquecimento global, que desencadeou o degelo dos polos e ameaça a existência de caminhos até ao Norte. Segundo alguns cientistas, esta região poderá converter-se num oceano aberto nas próximas décadas.

 

O desafio dos aventureiros Eric Larsen, um dos exploradores polares mais conhecidos no mundo e Ryan Waters, um alpinista veterano, é tentar alcançar, sem ajuda externa, o Polo Norte, com um mérito especial: o derretimento do gelo ártico faz que a viagem seja traiçoeira e perigosa, que ameaça em fechar para sempre a marcha de uma expedição similar no futuro. Se conseguirem terminar esta aventura, quem sabe se não serão os últimos integrantes da lista de heróis a alcançarem o Polo através do gelo.

 

“O gelo marinho do Ártico está a desaparecer e as expedições ao Polo Norte podem não ser possíveis num futuro próximo”, explica Larsen. “Esta aventura é a nossa tentativa de contar a história de um dos grandes desertos congelados que existe no planeta antes que desapareça para sempre”, conclui.

 

Partindo da Ilha canadiana de Ellesmere, perto da Gronelândia, a dupla vai tentar superar o atual recorde de 49 dias para uma viagem de quase 800 quilómetros a pé, sem ajuda externa: não vão receber mantimentos por via aérea, não vão dispor de cães e terão de conseguir sobreviver com skis e raquetes de neve, suportando sozinhos com o peso de tudo o que precisam para sobreviver quase dois meses no gelo. Tudo sem perder de vista os esfomeados ursos polares e as finas camadas de gelo que, se pisadas, abrem um lago de águas gélidas.

 

‘A Última Expedição ao Polo Norte’ estreia no dia 26 de abril às 21 horas.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.