Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Dois meses de diversão no Museu do Oriente | Oficinas de férias de Verão dos 4-12 anos

Férias%20de%20Verão%20Museu%20do%20Oriente (2).j

 

 

O Museu do Oriente planeou dois meses de divertidas actividades para os jovens visitantes dos 4 aos 12 anos, organizadas em programas semanais que se realizam em Julho e Agosto, para dar a conhecer as culturas e tradições representadas neste espaço cultural.

 

Encontrar os “Animais que dão que falar” e que andam à solta pelas exposições, é o primeiro desafio para o grupo dos 4 aos 6 anos. Segue-se uma semana dedicada aos super-heróis – da Ásia mas não só – e outra inteiramente destinada aos segredos dos brinquedos, durante a qual serão visitadas as reservas do museu – lugar de acesso restrito e cheio de surpresas – para conhecer os brinquedos tradicionais e modernos da Ásia. A última semana é passada “Sobre rodas?”, com uma oficina dramatizada que utiliza a expressão corporal para criar e interpretar pequenas histórias sobre os meios de locomoção ao longo da história e dos continentes.

 

Para o grupo dos 7 aos 12 anos, a aventura começa com uma incursão pelos trajes tradicionais do Japão, da Índia, da Coreia e da Indonésia para desvendar, a cada dia, um novo país e costumes antigos. Segue-se uma viagem pelos sabores asiáticos, com o objectivo de compilar um livro de receitas e criar uma peça ao mais puro estilo de Rafael Bordalo Pinheiro, artista que também se inspirava nos alimentos para as suas impressionantes criações.

 

A arquitectura nipónica dá o mote à oficina “É uma casa japonesa com certeza!” que procura reflectir sobre a sua história, materiais, valências e relação com o exterior, recorrendo a diferentes materiais (incluindo reciclados) para recriar um exemplar.

 

A última semana deste programa para ocupar as férias é dedicada aos inventores e invenções que nos chegaram do outro lado do mundo como, por exemplo, o carro ou o gelado, ambas invenções chinesas. “Ideias geniais: inventores e invenções” é uma oficina dramatizada em que os participantes são os protagonistas das grandes invenções da humanidade, cujas histórias irão interpretar.