Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

"Dominguinhos" de junho dão as boas-vindas ao verão num ambiente cheio de... Ambiente

Programa de cinema infantil gratuito do MAR Shopping Matosinhos, “Fitinhas”, leva à tela dos Cinemas NOS, no dia 3 de junho, “Galilebre e o Templo Perdido”

 

image001 (1).jpg

 

Os “Dominguinhos” de junho são já cheios de verão e de… Ambiente! A abrir o mês, no primeiro domingo de manhã, assinalamos no MAR Shopping Matosinhos o Dia Mundial do Ambiente com uma hora do conto que alerta para a importância da energia solar e da proteção do Planeta e de todas as espécies que o habitam. “O rapaz que desligou o sol”, de Paul Brown, conta a história de Miguel, um miúdo que adora gelados, mas que nunca consegue terminar nenhum sem que o mesmo derreta. Vai daí, decide desligar o sol. Já imaginaste como seria triste a vida sem sol? O que vais perceber é que seria mesmo impossível…

 

Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. Aos domingos, entre as 11h00 e as 12h30, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping Matosinhos, Piso 0, acontece um leque de atividades gratuitas de lazer, numa simbiose perfeita de momentos alegres e educativos.

 

As manhãs didáticas e diferentes querem-se sobretudo divertidas e em família. A Preguiça, a mascote dos “Dominguinhos”, também não fica em casa… Espera todos os domingos de manhã por mais uma brincadeira para partilhar com os seus amiguinhos!

 

FITINHAS: “Galilebre e o Templo Perdido” | 3 de junho

“Galilebre e o Templo Perdido” é a aventura a não perder no “Fitinhas” de dia 3 de junho. Galilebre é um jovem herói que nasceu meio lebre, meio galinha e foi adotado pelo Rei Pedro, uma famosa lebre aventureira. Desejoso de se integrar e de ser amado, Galilebre é obcecado por aventuras, apesar de ser muito desastrado. Quando o maior vilão do reino, o seu próprio tio, foge da prisão e ameaça derrubar o seu pai, Galilebre embarca numa corrida épica contra o tempo para o impedir, juntamente com Abel, uma tartaruga sarcástica, e Mena, uma destemida especialista em artes marciais. 

 

As sessões do “Fitinhas” são destinadas a crianças dos 3 aos 12 anos e acompanhantes (máximo de dois adultos e de cinco pessoas por grupo) e têm início às 10h30.

 

Para cada sessão são disponibilizados 450 bilhetes, os quais podem ser levantados no balcão de informações, de 2ª a 6ª feira, no horário de funcionamento do MAR Shopping Matosinhos, sempre na semana em que decorre a sessão. O regulamento de acesso está disponível em marshopping.com.

 

PROGRAMAÇÃO DOMINGUINHOS JUNHO

 

4 junho | Hora do conto – O rapaz que desligou o sol

Em comemoração do Dia Mundial do Ambiente que se aproxima, vamos contar uma história sobre o pequeno Miguel que é louco por gelados. O problema é que o Miguel nunca consegue acabar um gelado sem que o sol o derreta e, por isso, ele teve a ideia de desligar o sol. Esta história reflete sobre questões ambientais relevantes, como a importância da energia solar e a proteção do ambiente e das espécies.

 

11 junho | Atelier educação ambiental – Planeta imaginário

Cada vez mais devemos pensar no nosso planeta, em mantê-lo vivo, verde e sustentável! Vamos propor uma atividade onde cada um irá soprar o seu próprio balão e criar um planeta com muitas mensagens que nos lembrem as atitudes sustentáveis que deveremos praticar diariamente!

 

18 junho | Atelier de pintura – Borrifadores de tinta

As folhas das árvores têm formas muito diferentes. Para o descobrimos iremos colar sobre uma cartolina várias folhas de árvores que iremos borrifá-las com tinta. Depois, com cuidado, vamos tirar as folhas e descobrir o quadro que conseguimos criar.

 

25 junho | Atelier de educação ambiental – Para uma flor

Nesta atividade vamos reutilizar garrafas de água de vidro para criar uma original jarra. Propomos a sua decoração com fios de algodão coloridos e círculos brancos de papel. Por fim, colocaremos uma pequena flor para dar vida à nossa obra.