Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“dominguinhos” e cinema infantil gratuito VOLTAM A SER aposta do mar shopping em 2016

 

image005.jpg

 

 

A pensar em miúdos e graúdos, o MAR Shopping reedita, em 2016, programas de lazer e de animação a custo zero. Sim, falamos dos “Dominguinhos”, sem os quais as famílias do Grande Porto já não passam nos domingos de manhã. Teatros de fantoches, horas do conto, ateliers educativos e de artes plásticas, oficinas de educação ambiental, com temas tão importantes como ecossistemas, amizade, solidariedade, reciclagem, ciência ou saúde, compõem a vasta oferta de atividades dos “Dominguinhos”, que continuam a realizar-se semanalmente. De regresso à programação infantil gratuita do MAR Shopping estão também as sessões gratuitas de cinema infantil, no primeiro sábado de cada mês, sempre com um cartaz apelativo, em que a palavra de ordem é “diversão”.

 

Composta por diferentes temáticas mensais, a programação dos “Dominguinhos” surge da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. Aos domingos, entre as 11h00 e as 12h00, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping, Piso 0, acontece um leque de atividades gratuitas de lazer, numa simbiose perfeita de momentos alegres e educativos.

 

Os “Dominguinhos” de janeiro são dedicados ao Dia de Reis e aos Ecossistemas, seguindo-se, em fevereiro, as atividades para comemorar o Carnaval e a Amizade. Em março, assinala-se o Dia do Pai e a Páscoa. Abril é sinónimo de “Dominguinhos” com Biodiversidade e maio será repleto de um arco-íris de emoção, que assinala o Dia da Mãe e Sentimentos. Junho chega sob o mote do Dia da Criança e convida a diversas atividades envoltas em magia, sonho e partilha. Julho propõe programas subordinados aos temas da Alimentação Saudável e dos Animais. Com as férias instaladas, agosto é o mês em que o Verão e a Solidariedade andam de mãos dadas. Em setembro, as atividades sugeridas serão sobre o Regresso às Aulas e, em outubro, a celebração é a triplicar, com atividades dedicadas ao Outono, ao Halloween e à Ecologia. Nos “Dominguinhos” de novembro, os temas passam pela Ciência e a Reciclagem. Por último, em dezembro, todas as atividades para as crianças e para as famílias serão sobre o Natal e a magia da época.

 

Com histórias de encantar, faunos lunares, ovelhas famosas, símios, príncipes, dinossauros, monstros e Drácula… regressa também o Cinema Infantil a custo zero ao MAR Shopping. Ao longo do primeiro semestre do ano e nos primeiros sábados de cada mês. As entradas são válidas para crianças dos 3 aos 12 anos, obrigatoriamente acompanhadas pelo menos por um adulto, num máximo de cinco pessoas por grupo.

 

PROGRAMAÇÃO DOMINGUINHOS

Corredor Moda Infantil, Piso 0

Março

Temas: Dia do Pai e Páscoa

 

Dia 20 | Atelier: Amêndoas doces e coloridas

Atelier de culinária, onde se irá confecionar amêndoas com chocolate e muitas missangas para cozinheiros gulosos!

 

Dia 27 | Hora do conto: Ovos misteriosos

A história de uma galinha que se fartou de pôr ovos que não podia chocar e fugiu para a floresta onde fez um ninho muito confortável e onde lhe apareceram vários ovos bem diferentes. O que será que vai acontecer? Será que a galinha irá chocá-los? Ou irá fugir?

 

Abril

Tema: Biodiversidade

 

Dia 3| Atelier: Horta para a janela do meu quarto

Construção de um sistema para colocação de uma pequena horta numa janela, recorrendo a garrafas de plástico.

 

Dia 10 | Teatro de fantoches: A princesa e a ervilha

Uma história sobre um príncipe que procura uma princesa para casar. Esta história foi adaptada para teatro de fantoches, reescrita e tornada num conto de rir às gargalhadas.

 

Dia 17 | Atelier: Bolinhas de sabão coloridas

Elaboração de uma técnica de pintura recorrendo a palhas para fazer bolinhas de sabão coloridas que irão rebentar e colorir uma folha.

 

Dia 24 | Hora do conto: A história do Zeca Garro

Este livro conta a história de um cagarro juvenil que vai ser confrontado com algumas das dificuldades que surgem aos juvenis da espécie marinha: os progenitores voam para os mares do sul deixando o jovem cagarro sozinho até que este tenha capacidades físicas de iniciar a sua viagem. O que irá acontecer?

 

Maio

Temas: Dia da Mãe e Sentimentos

 

Dia 1 | Atelier: Uma joia para a minha mãe

Criação de joias para a mãe, feitas com fios, arame e botões.

 

Dia 8 | Hora do conto: A minha mãe é… supermãe!

Uma história que nos conta que, para os filhos, a profissão dos pais é quase mágica. A “minha mãe é… supermãe” vai além das profissões, conta como, mais do que um emprego fora de casa, as mães têm ainda o trabalho de serem mães. Têm todas as profissões do mundo, são protetoras, carinhosas e inteligentes. Aos olhos do filho têm superpoderes.

 

Dia 15 | Atelier: Casa para habitar sentimentos

Construção de uma casa recorrendo a papel e a cartões. Esta casa terá uma pequena porta onde as crianças poderão colocar os sentimentos que mais as incomodam, como o medo.

 

Dia 22 | Teatro de fantoches: Não!

Uma história de um menino que se chama Rodrigo e que era adorável. Todos o diziam. Até que um dia aprendeu uma nova palavra: NÃO! Uma história hilariante, perfeita para ajudar os pais a lidar com birras e teimosias.

 

Dia 29 | Atelier: Arco-íris das emoções

Construção de um arco-íris num frasco, recorrendo a óleo e corantes alimentares.

 

Junho

Temas: Dia da Criança, imaginário e família

 

Dia 5 | Pinturas faciais: Hoje o dia é meu

Pinturas faciais com tintas e maquilhagem próprias para este dia tão especial!

 

Dia 12 | Hora do Conto: Como tomar conta de uma avó?

Com as dicas úteis presentes neste livro, é garantido que serás a babysitter perfeita, na próxima vez que dormires na casa da tua avó. Agarra na almofada e na máquina fotográfica. Promete aos teus pais que os voltarás a ver na manhã seguinte e prepara-te para passares umas horas muito especiais com a tua avó!

 

Dia 19 | Atelier: Caçadores de sonhos

Elaboração de um amuleto para pendurar no quarto que, conta a lenda, afasta os sonhos maus.

 

Dia 26 | Hora do conto: Papá, por favor, apanhas a lua?

Antes de ir para a cama, a Mónica olhou pela janela e viu a lua. "Quem me dera brincar com a lua!", pensou ela. Será que vai conseguir? E o que irá acontecer?

 

Julho

Temas: Alimentação saudável e animais

 

Dia 3 | Teatro de fantoches: Eu nunca na vida comerei tomate!

O livro conta a história de Lola, que não gosta de comer ervilhas, cenouras, batatas, cogumelos, esparguete, ovos e salsichas e, em especial, que nunca na vida comerá tomate! Na hora da refeição, o paciente irmão vai juntar uma boa dose de imaginação a cada alimento, para tentar convencer Lola a comer. Será que ela vai mudar de ideias?

 

Dia 10 | Hora do conto: Adoro chocolate!

“Adoro chocolate” é uma história para leitores gulosos e apaixonados pelo chocolate. Com muito humor, apresenta um cardápio de delícias: sabores, cores, aromas e texturas que penetram nos nossos sentidos.

 

Dia 17 | Atelier: Guloseimas frescas

Começa o calor e apetece mesmo saborear algo docinho e fresquinho! Vem descobrir o que irás confecionar! (Tarteletes com bolachas, natas e fruta)

 

Dia 24 | Teatro de fantoches: Gatos a bordo

Quando o gato Afonso ouve que está para chegar um barco de pesca com a maior apanha que já se viu, ele engendra logo um plano. É arriscado, ousado e envolve muitos gatos! Uma história de capa e espada sobre gatos piratas e uma quantidade enorme de peixes!

 

Dia 31 | Atelier: O que há na minha mão?

Realização de uma pintura a partir da mão que será transformada no animal preferido.

 

Agosto

Temas: Verão e solidariedade

 

Dia 7 | Atelier: Carpas voadoras

Vamos criar um peixe voador para levar para a praia! Está garantida a diversão.

 

Dia 14 | Atelier: Barcos à deriva

Construção de barcos com elementos naturais para serem lançados à água.

 

Dia 21 | Hora do conto: O frigorífico da Magui

A história de duas meninas que vivem no mesmo bairro, brincam no mesmo parque e andam na mesma escola. Mas, enquanto o frigorífico da casa da Sofia está cheio, o da casa da Magui está vazio. O que será que a Sofia vai fazer? Uma história que aborda temas atuais, com extrema sensibilidade e que mostra como a força da amizade pode ajudar nos momentos difíceis.

 

Dia 28 | Teatro de fantoches: Oh, Bóris!

Quando a Professora anunciou a chegada de um novo aluno, todos os animais ficaram contentes. Mas assim que Boris deu os seus primeiros passos peludos e assustadores na sala de aula, todos GRITARAM! O que será que aconteceu?

 

Setembro

Tema: Regresso às aulas

 

Dia 4 | Atelier: Monstro devorador de livros

Elaboração de marcadores de livros em origami com formas de monstros e animais especiais para utilizar no livro de escola que mais gostamos.

 

Dia 11 | Teatro de fantoches: A minha professora é um monstro perigoso!

O Fred tem um grande problema na escola e chama-se D. Lurdes. Ela fala alto, grita e não deixa ir para o recreio quem faz asneiras. É um MONSTRO! Mas um certo dia, o Fred encontra D. Lurdes sentada num banco do seu jardim preferido… O que será que irá acontecer? Será que a professora é mesmo um monstro?

 

Dia 18 | Hora do conto: O dia em que os lápis desistiram

Uma história colorida ou não! Os lápis de cor também se zangam. O lápis preto está cansado de ser usado apenas para desenhar contornos, o azul já não aguenta pintar mais oceanos, e o amarelo e o laranja já nem sequer falam um com o outro, pois cada um reclama ser a verdadeira cor do sol. E agora? O que irá fazer o Duarte?

 

Dia 25 | Atelier: Jogo da memória

Elaboração do famoso jogo da memória, a partir de pratos de papel. Para levares para a escola e jogares com os teus amigos!

 

 

Outubro

Temas: Outono, Halloween e ecologia

 

Dia 2 | Hora do conto: Perdido e achado

Era uma vez um menino que, um dia, encontrou um pinguim à sua porta. O menino não sabia de onde é que ele aparecera, nem a quem pertencia. O pinguim parecia triste, por isso o menino achou que ele devia estar perdido. Então, decidiu ajudá-lo a encontrar o caminho de regresso a casa e, juntos, rumaram ao Pólo Sul.

 

Dia 9 | Atelier: Monstro mola

A partir de uma mola propõe-se a realização de um monstro glutão.

 

Dia 16 | Teatro de fantoches: Lua Mar – os amigos são uma limpeza

Este livro conta as aventuras de uma menina, do seu gato e do seu cão. Mostra desde uma viagem à Lua, até à conceção de um plano para convencer as pessoas a não deitarem lixo na rua.

 

Dia 23 | Atelier: Coroas de cores de outono

Elaboração de uma coroa de outono com folhas das árvores, onde se poderão observar as diferentes tonalidades e texturas.

 

Dia 30 | Atelier: Feiticeiros vaidosos

Pinturas faciais para bruxas, feiticeiros, múmias e vampiros vaidosos, que irão ao baile todos juntos!

 

Novembro

Temas: Ciência e reciclagem

 

Dia 6 | Hora do conto: Chico fantástico, super-herói de plástico

Chico Fantástico é um super-herói de plástico que, um dia, viaja até ao reino da Poliméria onde as casas e os castelos são feitos de alguidares e bidões e os telhados e as torres são vasilhas e boiões. As flores não murcham, a chuva não molha e os habitantes, que se chamam polímeros, têm cara de poucos amigos. Algo de terrível está prestes a acontecer...

 

Dia 13 | Atelier: Insetos saltitões

Reutilização de caixas de cereais e de rolos para criar insetos monocromáticos e bem saltitões. Apanha-os que eles podem fugir!

 

Dia 20 | Atelier: Candeeiro de lava

Nesta atividade iremos aprender a construir um candeeiro de lava, recorrendo a materiais que encontramos na cozinha.

 

Dia 27 | Teatro de fantoches: Maria Botelha, a garrafa aventureira

Era uma vez uma garrafa partida no coração, que se chamava Maria Botelha. Sentia-se velha, cansada e vazia até que, um dia, alguém pegou nela e levou-a até um vidrão. Assim, começa a sua viagem pelo mundo da reciclagem onde fica a conhecer a Rita Cola, a Rosa Cheirosa e o Zé Tinto. Esta será uma aventura inesquecível!

 

Dezembro

Tema: Natal

 

4 Dezembro | Atelier: Cenários de Natal

Confeção de uma casa de Natal, recorrendo a diferentes tipos de bolacha e muita cola chocolate para colocar as paredes em pé!

 

11 Dezembro | Hora do conto: Sabes como funciona o Pai Natal?

O que sabemos ao certo sobre o Pai Natal? Como é que ele sabe o que queremos receber no Natal? Como consegue entregar os presentes todos? E o que faz depois do Natal? Há muitas outras perguntas que poderíamos fazer. Este espetacular livro pop-up responde a algumas delas.

 

18 Dezembro | Atelier: Enfeites de Natal deliciosos

Elaboração de decorações de Natal com massa de farinha e canela para colocar na árvore de Natal e tornar a árvore mais cheirosa!

 

 

PROGRAMAÇÃO CINEMA INFANTIL

Cinemas NOS, Piso 1

Primeiro sábado do mês, 10h30

 

2 de janeiro – “Mune - O Guardião da Lua”

6 de fevereiro – “A Ovelha Choné”

5 de março – “Muito à Frente”

2 de abril – “O Principezinho”

7 de maio – “Hotel Transilvânia 2”

4 de junho – “A Viagem de Arlo”

 

As entradas para as Sessões de Cinema Infantil gratuitas no MAR Shopping são válidas para crianças dos 3 aos 12 anos, obrigatoriamente acompanhadas pelo menos por um adulto, num máximo de cinco pessoas por grupo. Os bilhetes, limitados a um total de 450 lugares, podem ser levantados no Balcão de Informações do MAR Shopping, ao longo da semana anterior à exibição do filme, de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 24h00, até ao limite dos lugares existentes. O regulamento da ação pode ser consultado no Balcão de Informações, no Piso 0 ou em www.marshopping.com.