Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

"Dominguinhos" Matosinhos convidam-te a levares mais aconchego a casa e paz no coração

image006.jpg

image005 (1).jpg

 

Quem é fã do outono, ponha o dedo no ar! Se em setembro e outubro, o verão ainda dá um ar da sua graça em certos dias, em novembro comemora-se o São Martinho e ele aí vem: o frio. Apesar dos passeios, sobretudo na natureza onde as folhas de algumas árvores assumem cores inimagináveis e “crac, crac” é o som dos teus passos, e da saída habitual aos domingos de manhã para participares nos “Dominguinhos”, já te apetece ficar mais por casa, não é? É, por isso, que este mês, te vamos dar algumas ideias “verdes” para ajudares na decoração do teu lar. Vamos lá?

 

Na manhã de 6 de novembro, começamos logo com um atelier de educação ambiental. Sabias que ter plantas em casa, além de dar muito mais vida aos ambientes, transmite relaxamento, alegria e limpam o ar? Só que é preciso dedicar-lhes alguma atenção. Afinal, uma planta é um ser vivo como tu ou o teu animal de estimação. Precisa de água, de sol e há até quem fale com elas. Sabemos que és capaz de ainda ser um pouco pequeno para cuidares sozinho de outro ser vivo. Mas há uma planta que não requer muitos cuidados. Neste atelier, vamos reutilizar um pequeno frasco e nele colocar pedrinhas no fundo para enfeitar e depois enche-lo com terra. No fim, plantaremos uma bonita suculenta de que tu serás o legítimo proprietário.


Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos. Aos domingos, entre as 11h00 e as 12h30, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping Matosinhos, Piso 0, acontece um leque de atividades gratuitas de lazer, numa simbiose perfeita de momentos alegres e educativos.

 

As manhãs didáticas e diferentes querem-se sobretudo divertidas e em família. A Preguiça, a mascote dos “Dominguinhos”, também não fica em casa… Espera todos os domingos de manhã por mais uma brincadeira para partilhar com os seus amiguinhos!

 

PROGRAMAÇÃO DOMINGUINHOS NOVEMBRO

 

6 novembro | Atelier de educação ambiental – Para uma casa mais verde

Quem não gosta de ter plantas em casa para decorar o ambiente? Vamos reutilizar um pequeno frasco e nele colocar pedrinhas no fundo para enfeitar e depois enche-lo com terra. No fim, plantaremos uma bonita suculenta, uma planta fácil de cuidar por ti!

 

13 novembro | Atelier de escultura – Pequenas esculturas em 3 dimensões

Por vezes em casa sobram pedaços de cartolina que ficam esquecidos no armário. Vamos usar essas sobras e criar uma escultura pequena e colorida. Vamos cortar, dobrar, enrolar, juntar os pedaços de cartolina, colocar sobre um cartão e criar uma obra de arte.

 

20 novembro | Atelier de ciência – Pega papéis

Para comemorar o dia da ciência vamos descobrir como os cientistas ficam com o cabelo em pé, aprender sobre a eletricidade estática e como ela funciona! Iremos usar essa eletricidade para fazer um jogo de apanhar papéis com um balão. Vamos precisar de esfregar o balão no nosso cabelo ou na nossa roupa e descobrir o que acontece!

 

27 novembro | Hora do conto – Imagine

Este livro, criado em parceria com a Amnistia Internacional, celebra a canção imortal de John Lennon. Nele uma pomba desenha uma viagem muito especial, espalhando uma mensagem de paz e amizade pelo mundo e por todos os seres. Imagine é uma declaração muito poderosa, escrita com um profundo amor pela humanidade e o seu futuro.