Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Dourdil desconhecido em exposição nos Paços do Concelho

Programa_Centenario_LuisDourdil.png

 

 

No dia 9 de julho inaugura na Galeria dos Paços do Concelho, a exposição “sem anos de dourdil: a pintura antes de tudo”, onde serão exibidas cerca de uma dezena de obras nunca antes apresentadas. 

 

A vida e obra de Luís Dourdil (1914-1989), um dos mais emblemáticos artistas portugueses do século XX, têm sido evocadas desde novembro último num ciclo comemorativo no âmbito do qual se realizaram tertúlias, exposições e visitas comentadas, entre outras iniciativas. O ciclo chega agora ao fim com a exposição de pintura e desenho sem anos de dourdil: a pintura antes de tudo, cuja inauguração decorrerá a 9 de julho, na Galeria dos Paços do Concelho.

 

Operação Cirúrgica (Homenagem e Jacques Villon), 1963, ou Conversa de mulheres, 1966, são alguns dos exemplos de obras de coleções particulares que aqui serão mostradas, constituindo, entre outras, peças emblemáticas da produção do artista. Destaque também para os dois estudos, um relativo ao esgrafito para o Cinema Império, doados pelo filho do pintor ou o fresco transposto das antigas instalações do Laboratório Sanitas, doados pela Mural da História, para integrar o espólio do Museu de Lisboa, e que agora são apresentadas ao público pela primeira vez.

 

Na inauguração da exposição será apresentada uma intervenção poética a propósito de PrOVOcação, com interpretação da atriz Ângela Pinto. A performance parte do conto Dois ovos ao fim da tarde escrito por Fernando Namora a propósito dum episódio vivido por Luís Dourdil aquando da elaboração da pintura mural do Café Império.

 

Paralelamente será lançado o Catálogo Comemorativo do Nascimento do Pintor Luís Dourdil e o Jornal do Centenário, bem como a edição do conto Dois ovos ao fim da tarde, de Fernando Namora.

 

O programa estende-se até novembro de 2015 com oficinas criativas, visitas comentadas e performances.

 

 

sem anos de dourdil: a pintura antes de tudo

Inauguração: 9 de julho, às 17h

Local: Galeria dos Paços do Concelho