Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Dramas de princesas. A morte e a donzela em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite

image005.jpg

image006.jpg

 

Dramas de princesas. A morte e a donzela, com encenação de Alexandre Pieroni Calado, estará em cena na sala experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, nos dias 26 e 27 de Fevereiro, sexta e sábado às 21h30. O espectáculo é uma produção da Artes e Engenhos.

 

Branca de Neve, Bela Adormecida, Jackie Kennedy, Rosamunda e Diana de Gales são as cinco “princesas” escolhidas de entre o conjunto de personagens de contos de fadas e de ícones do século XX que a autora austríaca, vencedora do Prémio Nobel da Literatura em 2004, reuniu em Dramas de princesas. Nesta obra, nunca antes levada à cena em Portugal, Elfriede Jelinek propõe uma leitura alternativa das suas histórias, partindo do pressuposto de que as mulheres continuam a ser fortemente ostracizadas na tradição europeia. Ao mesmo tempo, o espectáculo presta homenagem ao encenador Rogério de Carvalho.

 

Elfriede Jelinek (n. 1946) publicou os seus primeiros textos no final dos anos 60, depois de abandonar uma carreira ligada à música. Hoje é uma figura controversa no seu país natal, a Áustria, pelas peças e romances polémicos que tem publicado. Politicamente comprometida e feminista, a sua obra inscreve-se na tradição de outros autores austríacos, como Thomas Bernhard e Karl Kraus.

 

Fundada em 2000, a Artes e Engenhos é uma associação cultural que promove trabalhos de artes performativas, som e fotografia, com sede na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A par dos projectos de criação e difusão, organiza também conferências, cursos e diversas acções com a comunidade.

 

 

 

FICHA ARTÍSTICA

 

Texto Elfriede Jelinek

Tradução Anabela Mendes

Versão dramatúrgica, encenação e interpretação Alexandre Pieroni Calado

Co-criação e interpretação Alexandre Viveiros, Gustavo Vargas, Paula Garcia, Sandra Hung e Sofia Dinger

Concepção plástica e espaço sonoro João Ferro Martins

Realização vídeo João Seiça

Produção Artes e Engenhos/Marta Rema

Desenho de comunicação Miguel Pacheco Gomes

Direcção técnica João Chicó

Assistência de encenação Simão Pamplona

 

TMJB | SALA EXPERIMENTAL | M/16 26 e 27 FEV | SEX e SAB às 21H30 PREÇO: 5€ a 10€

RESERVAS: +351 212 739 360 COMPRAR: http://cta.bilheteiraonline.pt/

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.