Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Duas noites com canções de Schumann | Palácio da Pena | 22 e 23 de março

O quarto fim de semana dos “Serões Musicais no Palácio da Pena” é inteiramente dedicado ao compositor Robert Schumann (1810-1856). Nos dias 22 e 23 de março, no Salão Nobre do Palácio, o jovem e premiado barítono André Baleiro e o pianista David Santos apresentam um programa de ‘Lied’, a canção de câmara alemã.

image004.jpg

 

O penúltimo fim de semana de Serões Musicais no Palácio da Pena propõe um programa integralmente dedicado ao ‘Lied’, isto é, a canção para voz solo e piano sobre poema em língua alemã. O repertório a apresentar nos dias 22 e 23 de março, às 21h00, dará a conhecer três coleções de ‘Lieder’ de Schumann que não se contam entre as mais universalmente famosas de sua autoria, mas que vale a pena descobrir.  

 

Intérpretes serão o barítono André Baleiro e David Santos, o seu habitual pianista-acompanhador. André Baleiro venceu, em janeiro, o Concurso SWR Young Opera Stars (Prémio Emmerich Smola), na Alemanha. É já o terceiro prémio importante que recebe naquele país, após ter vencido o Concurso Robert Schumann de Zwickau (2016) e ter sido distinguido com o prémio para ‘Cantor mais promissor’ no Concurso ‘Das Lied’ (2017). É pois com excelentes credenciais que André Baleiro apresentará no Salão Nobre do Palácio da Pena o programa intitulado “O ‘Lied’ segundo Robert Schumann”. As canções que irá interpretar datam todas de 1840, ano prodigioso em que Schumann escreveu 138 canções no espaço de apenas 11 meses!

 

Do programa destacam-se 12 canções sobre poemas de Justinus Kerner (1786-1862), a mais negligenciada de entre as grandes coleções de ‘Lieder’ de Schumann. Destaque suplementar merecem ainda as quatro únicas canções que Schumann escreveu sobre poemas do grande escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875).

 

Os Serões Musicais prolongam-se até 30 de março, todas as sextas-feiras e sábados, no Salão Nobre do Palácio da Pena, espaço com 80 lugares sentados.

 

O ciclo Serões Musicais no Palácio da Pena é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal (CEMSP), tendo por diretor artístico o maestro Massimo Mazzeo. Os “Serões Musicais” iniciam a Temporada de Música Erudita da Parques de Sintra, que prossegue em maio com os “Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra” e termina com o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, em outubro e novembro.

 

 

Informações úteis:

Preço de bilhete por concerto: 15€

Preço de Bilhete Ciclo (7 concertos, nas datas: 1, 2, 8, 9, 15, 22 e 29/03): 89€

Capacidade do Salão Nobre: 80 lugares

Locais de venda: Bilheteiras da Parques de Sintra, FNAC, Worten, El Corte Inglés, Altice Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais.

Online em www.parquesdesintra.pt e em www.blueticket.pt

M/6