Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

EÇA DE QUEIROZ DÁ NOME À SALA PRINCIPAL DO TEATRO DA TRINDADE INATEL | Sessão de atribuição do nome do escritor | 30 novembro l 18h30 l Teatro da Trindade INATEL l ENTRADA LIVRE

 

image004.jpg

 

Sessão de atribuição do nome do escritor à Sala Principal, no 170º aniversário do seu nascimento

 

30 novembro l 18h30 l Teatro da Trindade INATEL l  ENTRADA LIVRE

 

Foi durante 148 anos a Sala Principal do Teatro da Trindade INATEL. A partir de 30 de Novembro de 2015 isso vai mudar. Com os seus cerca de quinhentos espectadores vai continuar a ser a sala principal do Trindade, e continuar a ser aquele lugar idealizado por Francisco Palha com a ajuda do arquiteto Miguel Evaristo de Lima Pinto, mas vai responder por um nome próprio: Sala Eça de Queiroz. O grande escritor português, vulto maior da nossa literatura e cultura, foi entre 1866 e 1872 um espectador assíduo deste Teatro, tendo-lhe dedicado momentos importantes também em Os Maias e A Tragédia da Rua das Flores.

 

A cerimónia pública terá lugar pelas 18h30, numa evocação a Eça de Queiroz, que não só manteve uma relação de frequência do teatro, mas também, no domínio ficcional, referindo e descrevendo o espaço em romances, lugar e ambiente estes que, ainda recentemente, serviram de cenário à rodagem do filme “Os Maias” do realizador João Botelho.

 

É neste enquadramento que acontece a distinção ora anunciada, celebrando quem imortalizou o Trindade como importante lugar da vida cultural lisboeta na segunda metade do século XIX, circunstância que perdura nos dias de hoje, mercê da ação da Fundação INATEL como entidade promotora de uma oferta cultural diversificada e na promoção da dramaturgia e da cultura portuguesas.

 

A cerimónia irá contar com momentos alusivos à história do teatro apresentados por Inês Castel-Branco, João Didelet e Paulo Oliveira e a intervenção de personalidades da cultura portuguesa como Isabel Pires de Lima e Irene Fialho, entre outros.

 

Fernando Ribeiro Mendes, presidente da Fundação INATEL, assinalará o evento com o descerramento de placa evocativa de atribuição do nome do escritor à sala principal do Teatro da Trindade INATEL.

 

Sessão pública com entrada livre.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.