Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Ecopilhas celebra primeiro Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas

 

Baixa de Lisboa recebe dezenas de Pilhas Humanas, que alertavam para a importância da reciclagem de pilhas

 

DSC_0511.jpg

 

Celebrou-se ontem, pela primeira vez na Europa, o Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas. Para marcar esta data, a Ecopilhas programou uma série de iniciativas, entre as quais se destaca a ação de sensibilização para a necessidade de reciclar as pilhas e baterias colocando-as no Pilhão. Esta ação decorreu ontem na cidade de Lisboa e foi recebida com grande entusiasmo pelos cidadãos.

 

Além da ação de rua, a Ecopilhas revitalizou o projeto Pilhão de Bairro, uma abordagem local e comunitária à questão ecológica da reciclagem de pilhas e baterias, e anunciou oficialmente a aplicação Ecopilhas Online, uma ferramenta para Tablet e Smartphone que pretende ajudar os utilizadores a localizar o Pilhão mais próximo.

 

Neste primeiro Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas, a Ecopilhas, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, promoveu uma ação de sensibilização no Rossio (Praça D. Pedro IV). O evento contou com a presença de várias Pilhas Humanas, representando os países Europeus diretamente envolvidos na efeméride que, durante toda a manhã, interagiram com os milhares de transeuntes que circulavam na Baixa de Lisboa, distribuindo centenas de mini Pilhões. As pilhas europeias, que se manifestavam positivamente com cartazes alusivos à necessidade de serem recicladas, viajaram até Portugal para celebrar o dia Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas e alertar os portugueses para a importância de colocar as pilhas e baterias no Pilhão.

 

Para complementar a ação que marcou o primeiro Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas, e no âmbito da iniciativa Pilhão de Bairro, as Pilhas Humanas percorreram os estabelecimentos comerciais nas zonas do Rossio, Restauradores, Praça da Figueira, Praça do Comércio e Chiado. Os lojistas foram convidados a tornarem-se embaixadores do Pilhão de Bairro, através da receção de pilhas e baterias dos seus clientes.

 

Finalmente, a Ecopilhas anunciou oficialmente o lançamento do projeto Ecopilhas Online, uma aplicação para Tablet e Smartphone. A App da Ecopilhas, entre outras funcionalidades, inclui uma ferramenta de geolocalização que permite aos utilizadores, em qualquer momento, identificar o Pilhão mais próximo.

 

O primeiro Dia Europeu da Reciclagem de Pilhas surge num contexto em que cada vez mais se utilizam dispositivos móveis com recurso à energia das pilhas e baterias portáteis que, depois de usadas, muitas vezes não são devidamente encaminhadas para reciclagem, o que representa um perigo para a saúde do planeta. Em Portugal, apenas cerca de 30% destes resíduos são corretamente encaminhados. A iniciativa pretende chamar a atenção para esta questão urgente e promover atitudes mais responsáveis.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.