Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

EGEAC apresenta Lisboa por Dentro

image004.jpg

 

5 de março a 8 de abril

 

O Lisboa por Dentro é um convite para entrar na intimidade da cidade, abrindo portas a espaços emblemáticos e pouco acessíveis através de sugestões culturais que passam pela música, literatura, teatro ou dança.

 

Ao longo de um mês a Sala de Sessões Públicas da Câmara Municipal de Lisboa será palco de um jogo teatral, o Mercado de Santa Clara vai receber danças e cantares tradicionais portuguesas e, no dia 5 de março, o Teatro Maria Matos convida as crianças a descobrirem os seus bastidores.

 

No Dia Internacional da mulher, o Lisboa por Dentro abre também as portas de um local histórico e recentemente renovado – o Cine-Teatro Capitólio do Parque Mayer –, a partir das 18h30, para o lançamento da coleção de livros infantis Antiprincesas, que contam a história de Violeta Parra e de outras artistas latino americanas, e a estreia nacional de uma curta-metragem sobre a vida da artista chilena. Depois dos livros e do filme, é a vez da música com a atuação da cantora, compositora e instrumentista brasileira Mallu Magalhães.

 

No ano do seu centenário – e também da Lisboa Capital Ibero-Americana de Cultura –, Violeta Parra será ainda recordada neste Lisboa por Dentro nas manhãs da rádio Antena 1 numa reinvenção do programa transmitido na rádio chilena dos anos 50 que irá agora para o ar semanalmente, ao longo de um mês, com a atuação ao vivo das cantoras portuguesas Aline Frazão, Lula Pena, Mísia, Rita Redshoes e Señoritas (Mitó Mendes/ Sandra Baptista).

 

O Lisboa por Dentro desvenda ainda uma faceta mais introspetiva e até clandestina da cidade, descendo até ao seu subsolo em visitas guiadas na Galeria Técnica do Parque das Nações, Do Reservatório Patriarcal (Jardim do Príncipe Real) à Rua do Século e nas Galerias Romanas da Rua da Prata, ou percorrendo locais normalmente vedados no Aeroporto Humberto Delgado.