Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Elza Pais lança Livro "Uma década de igualidade e contra a violência de género" - 29 Out, Lisboa

Lançamento de Livro: “Uma década pela igualdade e contra a violência de género”

IGUALDADE E VIOLÊNCIA DE GÉNERO POR ELZA PAIS

Convite_Lancamento-01.jpg

 

 “Uma década pela igualdade e contra a violência de género – fragmentos do Discurso Político 2005-2015” titula do mais recente livro de Elza Pais, com prefácio de Maria Antónia Palla, a ser lançado e apresentado por Alexandre Quintanilha, no dia 29 de Outubro pelas 18h00 na Associação 25 de Abril.

Este, que é o seu terceiro livro, reúne um colectânea de textos seleccionados dum vasto arquivo de discursos políticos e de intervenções públicas em defesa da Cidadania, Igualdade e Não Discriminação que demarcam, orientam e situam Elza Pais na sua intervenção cívica como mulher e política.

Mulheres que rasgaram os caminhos que hoje percorremos; por uma sociedade mais Igual; aprendizagem de cidadania e liberdade; inventar uma nova civilização; a Igualdade neste milénio; violência de género; sexo, saúde e género; Igualdade e luta contra a homofobia; empreendedorismo feminino; ciência, arte e género são as temáticas que norteiam os textos.

“O homicídio conjugal em Portugal – Rupturas Violentas da Conjugalidade” (2010) e “Violência Contra as Mulheres” (2007) em que foi co-autora, são as suas outras obras publicadas de referência para observação desta temática em Portugal. 

Elza Pais, socióloga de formação, conjuga a sua atividade de investigadora no Centro de Estudos de Sociologia (CESNova) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e no Centro de Investigação em Direito Penal e Ciências Criminais do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais (CIDPCC), com a carreira política.

Na política exerceu o mandato de Deputada à Assembleia da República na XII Legislatura pelo grupo parlamentar do PS, onde presidiu à Subcomissão da Igualdade da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Foi Relatora da Ciência, na Comissão de Educação, Ciência e Cultura, e Coordenadora do Grupo de Trabalho para a “Droga e Toxicodependência” na Comissão de Saúde. Foi membro da Assembleia Parlamentar da CPLP. Foi Secretária de Estado da Igualdade no XVIII Governo Constitucional.

 

Anteriormente desempenhou as funções de Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e Coordenadora da Estrutura de Missão contra a Violência Doméstica. Coordenadora do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, em 2007. Foi Presidente do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência e Alta Comissária do Projeto Vida. É membro de diversos organismos nacionais e internacionais na área da Igualdade de Género e Não Discriminação.