Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Em setembro, o CCB vai estar em Coimbra, no Museu Nacional Machado de Castro

Em setembro, o CCB vai estar em Coimbra

no Museu Nacional Machado de Castro

Transmissão de concertos sexta-feira, às 21h30, com entrada livre

image001 (6).jpg

 

Dia 3 setembro: Sete Lágrimas

FILIPE FARIA E SÉRGIO PEIXOTO direção artística e voz

PEDRO CASTRO flautas e oboé barroco

DENYS STETSENKO violino barroco

MIGUEL AMARAL guitarra portuguesa

TIAGO MATIAS tiorba, guitarra barroca e guitarra romântica

RUI SILVA Percussão histórica

SOFIA DINIZ Viola da gamba

MÁRIO FRANCO Contrabaixo

 

Dia 10 setembro: Ensemble Palhetas Duplas

Música para os Reais Fogos de Artifício

FRANCISCO SEQUEIRA direção musical

FRANCISCO LUÍS VIEIRA direção artística

 

Gravação e streaming de eventos culturais do Centro Cultural de Belém, no âmbito do projeto SAMA2020

 

 

 

No âmbito de uma parceria estabelecida com a Direção-Geral do Património Cultural, o Centro Cultural de Belém continua a levar a sua oferta cultural ao Museus e Monumentos Nacionais de  todo o país.

 

Os Sete Lágrimas são um projeto que se tem afirmado, nacional e internacionalmente, como um dos mais relevantes consorts de Música Antiga e que já nos habituou a crossovers, diálogos e encontros com a arte dos nossos tempos.

«O espaço da lusofonia continua a revelar-se um território tão fértil em expressões interculturais que dão testemunho desse convívio e desafio mútuo multi-seculares entre modelos vindos dos vários continentes, cujos resultados permanecem como práticas vivas nas tradições populares de cada região. O que o Sete Lágrimas nos propõe é uma viagem por repertórios escritos e orais, mais próximos ou mais remotos, de teor ora mais erudito ora mais popular, que reflectem esta vivência de seis séculos de partilhas artísticas intensas num mundo interligado pela primeira vez pelas caravelas portuguesas e marcado no decurso desse tempo longo por luzes e sombras, dores e alegrias, violência e paixão de que a Música dá testemunho.»    Rui Vieira Nery, Musicólogo - Universidade Nova de Lisboa/INET-md

 

Ensemble Palhetas Duplas, criado em 2005, por iniciativa do oboísta Francisco Luís Vieira, é um conjunto instrumental de sonoridades particularmente homogéneas: oboé, corne inglês, oboé de amor fagote e contrafagote. No CCB apresentam-se com o maestro convidado Francisco Sequeira com um programa que parte da Música para os Reais Fogos de Artifício, de Händel, e abrange ainda obras de Jean-Baptiste Lully, Astor Piazzolla, Henry Purcell e Carlos Seixas.

 

Estes concertos foram apresentados no Centro Cultural de Belém em 2020, no âmbito da programação “Verão | O Melhor dos Mundos Possíveis”. A sua gravação e transmissão é feita no âmbito da candidatura europeia SAMA / Portugal 2020, que integra o projeto “CCB – Cidade Digital” e prevê uma parceria com a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), com o objetivo de transmitir gravações de espetáculos do CCB por todo o país e permitir a novos públicos, a fruição digital de espetáculos, em lugares fundamentais da nossa cultura e identidade.