Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

EMARP - Atividades Culturais

45cc9182-acd0-4e8c-90dd-2041af1773b0.jpg

 

UMA FORÇA DA SOCIEDADE CIVIL por Bombeiros Voluntários de Portimão   23 de novembro 2015 a 8 janeiro de 2016 Dias úteis das 8h30 às 17h30  

Geralmente as pessoas só se lembram deles quando precisam. E, quando precisam eles estão lá. Eles são os bombeiros, e a exposição que agora está no Atendimento da EMARP é um aperitivo para os 90 anos a fazer o bem sem olhar a quem, que se comemoram em 2016. Com efeito, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão (AHBVP) foi fundada em 1926, com o farmacêutico Guilherme Dias como presidente da Associação e o bancário Joaquim Serra Pereira como comandante do Corpo de Bombeiros. A fotografia dos primeiros bombeiros, provavelmente tirada no antigo quartel, situado junto à antiga praça do peixe e que ficava na atual Alameda da República, está na exposição.
Além das fotografias que recordam o passado também está exposto algum material antigo de fabrico americano, italiano e alemão, desde extintores e aparelhos respiratórios até motobombas portáteis dos anos trinta a sessenta. O facto das motobombas serem portáteis é uma maneira de dizer, porque quem as carregou para a exposição sentiu-lhes bem o peso.
Mais recentemente, em 1982, a família Morais ofereceu o terreno para o atual quartel, inaugurado em 1995. Gradualmente a instituição foi-se apetrechando em meios humanos e materiais, muitas vezes através de contactos com organizações estrangeiras, sendo de salientar a vinda de veículos de serviço provenientes da República Federal da Alemanha.
Chegando à atualidade, temos fotografias com toda a Associação e o Corpo de Bombeiros, do quartel e dos veículos, de situações reais e manequins com o moderno equipamento individual de combate a incêndios, tanto urbanos e industriais como florestais. Como curiosidade refira-se que, neste último caso, o vestuário inclui um filtro de partículas.
A fanfarra também está presente na exposição, através da mostra de alguns dos seus instrumentos. Criada em 1992, a fanfarra é elemento animador não só das celebrações desta corporação mas também de outros momentos oficiais do município, tendo já sido convidada a atuar noutras cidades.     .

 

PRÓXIMA EXPOSIÇÃO 

15 de fevereiro a 18 de março de 2016

MOMENTOS
Fotografia de Juan Lores