Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

EMARP - Atividades culturais agosto 2020

CUTELARIA ARTESANAL

Obras de Pedro Coelho, Hugo Nunes e Christian Goldmann

 
Até 11 de setembro de 2020
Dias úteis das 8h30 às 17h30
 

A exposição de “Cutelaria Artesanal” com obras de Pedro Coelho, Hugo Nunes e Christian Goldmann continua patente no espaço público de Atendimento da EMARP até ao próximo dia 11 de Setembro.

Esta exposição junta três amigos e artesãos que, cada um com o seu estilo, dão corpo à paixão pela cutelaria, criando facas de cozinha, de campo, de caça, grandes, pequenas, canivetes – mas todas diferentes, peças únicas feitas de forma artesanal a partir de aços inox.

As facas expostas apresentam lâminas de várias formas e feitios, mas as facas não têm apenas o aço que corta, também são enriquecidas pelo cabo, que pode ser feito desde madeira a materiais compósitos, com muita imaginação e técnica pelo meio. Além da função para que foram criadas, estas facas são também obras de arte onde o espírito criativo de cada um dos expositores marca o seu estilo próprio.

A mostra junta três artesãos: Pedro Coelho, cuja interesse pela cutelaria nasceu em 2016 quando começou a fazer as primeiras facas de cozinha, juntando duas paixões, a cutelaria e a culinária; Hugo Nunes, com oficina montada num quarto do apartamento onde vive e que começou em 2017 a ver vídeos no YouTube e depois usou serras, limas, muita lixa e muitas horas para produzir as suas facas; Christian Goldmann, que cresceu na África do Sul e sempre teve uma grande ligação ao mato e aos grandes espaços, locais onde uma boa faca era uma ferramenta essencial. Piloto de helicópteros e aviões na Força Aérea sul-africana de onde saiu em 1999 com o posto de Major, em 2007 começou a dar forma à sua paixão pelo fabrico da, como diz, “ferramenta mais antiga utilizada pelo homem”.

A exposição apresenta o que estes artesãos fazem ao pegar numa simples folha de metal, dar-lhe tratamento térmico, usar técnicas de desbaste, fazer diferentes tipos de acabamentos e polimentos de lâminas, trabalhar as peças para o cabo. É muito trabalho, muita dedicação e muitas horas de esforço físico para fazer nascer uma faca, uma obra de arte.