Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

EMARP - Atividades culturais fevereiro 2020

 
"ÁGUA - A ESSÊNCIA DA VIDA"

Exposição de Filatelia pela a AFAL

 
Até 13 de março 2020
Dias úteis das 8h30 às 17h30

a5a38292-75af-472f-9fcf-2d7a527aa197.jpg

 


 
Dinamizada pela AFAL, a Associação Filatélica do Algarve, em colaboração com alguns filatelistas que decidiram mostrar as suas coleções, a exposição “Água – A Essência da Vida” continua patente no Atendimento da EMARP até ao próximo dia 13 de Março.

A filatelia é um mundo. Aqueles pequenos quadrados de papel que se colam nas cartas contam histórias que, quando complementadas com vários documentos como acontece nesta exposição, ultrapassam em muito a simples mostra de selos.

Tendo como tema mesmo nome da exposição, José António Oliveira da Costa, filatelista de Braga, proporciona uma viagem em selos pelo ciclo da água deste planeta azul, começando nas suas propriedades, passando pela diversidade de ambientes, pelos rios e lagos, o desperdício e a poluição e terminando com uma visão da água no mundo.

Francisco Leal Paiva, de Faro, apresenta um “Roteiro Europeu das Águas Termais” com selos de vários países sobre o tema, enquanto Domingos Manuel Carrasquinho, de Portimão, dá uma panorâmica sobre “As Pontes do Mundo”, destacando as obras humanas utilizadas na travessia ou utilização dos cursos de água e dando uma autêntica lição de engenharia dedicada aos diversos tipos de pontes.

De Lisboa veio a coleção de José Manuel Pires dos Santos que traça a história do “Abastecimento de Água a Lisboa” desde os primórdios da nacionalidade. Vale a pena ver esta coleção que, além dos selos, apresenta documentos bastante originais. Entre o material exposto, há um boletim de serviço de leitura de um contador, datado de 1955, e um contrato de fornecimento de água de 1958. Também lá está um recibo de água onde foram faturados 4m3 a $200 réis que, somado ao aluguer de contador de $120 réis, teve como resultado que o cliente Fragoso & Vianna, com morada na Rua da Prata, tivesse pago $920 réis pelo seu consumo do mês de Agosto… de 1871.

Esta exposição filatélica está disponível para apreciação no horário de atendimento ao público da sede da EMARP, entre as 08h30 e as 17h30 dos dias úteis.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.