Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

EMARP - Atividades Culturais Julho 2016

0e470e5b-1a87-45cf-8455-cb66371894a4.jpg

 

ORIGENS
Pirogravura de Zé Craveiro
 
Até 5 de agosto de 2016
Dias úteis das 8h30 às 17h30
 


Zé Craveiro, como gosta de ser tratado, é natural de S. Pedro, Manteigas na Serra da Estrela e é considerado um grande embaixador da sua terra natal, daí ter escolhido o nome “Origens” para a exposição atualmente patente no Atendimento da EMARP.
O gosto pela vida ao ar livre e o redescobrir de espaços e lugares serranos inerentes à nossa dimensão, Manteigas - Serra da Estrela, levou-o a utilizar a técnica da Pirogravura na promoção da sua terra, mantendo através dos seus trabalhos a originalidade e a exclusividade com que cada um é realizado, registando-os pessoalmente com um número de série.
A pirogravura é a arte de gravar com o fogo. A própria palavra, de origem grega, significa “escrita + fogo” e acredita-se que esta deve ter sido das primeiras manifestações artísticas humanas. A pirogravura consiste no desenho efetuado com um objeto quente, que vai queimando a madeira com maior ou menor intensidade, produzindo assim as obras de arte que estão na exposição. Se na pintura há sempre a hipótese de reparar um erro, pintando por cima, na pirogravura qualquer erro fica gravado, sem possibilidade de emenda, pelo que esta forma de arte tem alguma dificuldade acrescida.
Neste trabalho minucioso Zé Craveiro aproveita os restos de madeira que vai encontrando para depois, através do fogo, os transformar em obras de arte.
A temática de pesquisa são histórias, ruelas, quelhas, montes, vales, tradições, pastores, rebanhos, gentes que trabalham a terra na sua simplicidade e humildade, que dimensionam Zé Craveiro.

 Os trabalhos deste artista podem ser apreciados na EMARP até ao próximo dia 5 de agosto.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.