Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

EMARP - Atividades culturais junho 2018

7fc2889e-7a3a-4a75-83d5-6969d4bb3d64.jpg

 

ILUSTRAÇÃO DE JOÃO SIMÕES
 Até 29 de junho 2018
Dias úteis das 8h30 às 17h30
 
Continua patente no espaço público de Atendimento da EMARP, até ao próximo dia 29, a exposição “Portugal Selvagem”, de João Simões.
A exposição consiste em 19 reproduções a partir de originais feitos em scratchboard preto/branco, com tinta-da-china e utilização de aerógrafo.
O scratchboard é uma forma de gravação direta numa placa de cartão coberta com gesso (scratchboard branco) e que pode também ser revestida com uma fina camada de tinta-da-china (scratchboard preto). Como exemplo de trabalho, para revelar a camada branca do scratchboard preto pode utilizar-se uma variedade de ferramentas, desde x-atos a bisturis, passando por diversos tipos de lixas, possibilitando a obtenção de imagens com grande detalhe, motivo a que levou ser apreciado por ilustradores científicos. Esta arte traduz-se num trabalho moroso e de paciência, já que cada ilustração, dependendo do detalhe e tamanho, pode demorar centenas de horas a concluir.

João Simões estudou Robótica no Instituto Superior Técnico, História de Arte e Desenho com Modelo na Sociedade Nacional de Belas Artes, Ilustração Científica na Faculdade de Ciências e Ilustração Científica no Instituto de Artes e Ofícios da Universidade Autónoma de Lisboa.
Desenhando desde sempre, para além do scratchboard, usa também outras técnicas como o guache, a aguarela, o aerógrafo e a pintura digital.

Apreciando dar passeios pela natureza, ver as aves e o mar, com esta exposição, o artista espera contribuir para a descoberta/redescoberta de alguma da fauna do nosso Portugal selvagem e para a sua preservação.