Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

EMARP - Atividades culturais outubro 2019

 
"CAVALEIROS TEMPLÁRIOS - UM FASCÍNIO MEDIEVAL"

Exposição de Pintura de Kaye Miller-Dewing

 
Até 31 de outubro 2019
Dias úteis das 8h30 às 17h30

a49313f8-006d-4eef-9785-08e0d4846226.jpg

 


 
A Idade Média e os Cavaleiros Templários são o tema da exposição da pintora Kaye Miller-Dewing patente na EMARP até ao próximo dia 31 de outubro.

Nascida no longo e frio inverno inglês de 1963 talvez tenha sido esse ambiente que levou a pintora a retratar a “idade das trevas” como ficou conhecida a Idade Média. No entanto, as suas obras sobre esta era, apesar dos tons mais escuros, não partilham este preconceito, com os guerreiros e cavaleiros a refletirem uma atmosfera vibrante, poderosa, e uma força tranquila.

Com Caravaggio e Vermeer como inspiradores, não admira que as obras de Miller-Dewing joguem com o claro/escuro que se adapta perfeitamente a um tema histórico que, nitidamente, a fascina. É interessante notar que, apesar de toda a violência inerente à época e às cruzadas, nos seus quadros não existem combates nem lutas, mas não deixa de estar presente todo um tenso dramatismo cénico.

O sol e o calor algarvio, que aproveita já há alguns anos, não são muito amigos da técnica que usa nas suas pinturas, pois o acrílico tem tendência a secar rapidamente, mas a sua experiência anterior de aguarelista contribui para tornear esta dificuldade.

A exposição “Cavaleiros Templários – Um Fascínio Medieval”, de Kaye Miller-Dewing, consta de 18 obras que farão o espetador viajar no tempo e estão disponíveis no espaço público de Atendimento da EMARP, todos os dias úteis.