Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

EMARP - Atividades culturais setembro 2018

 
"PARA ALÉM DA PORTA"
PINTURA DE ANTÓNIO ALVÉLUA CORREIA

 Até 12 de outubro 2018
Dias úteis das 8h30 às 17h30

dfcb9106-086d-47cf-b374-9a4572029a31.jpg

 


A porta é a sentinela das nossas casas

Esta frase de Silvia Serápio acompanha uma das obras da exposição “Para Além da Porta”, de António Alvélua Correia, presente no Atendimento da EMARP até 12 de outubro, e é um exemplo da feliz ligação entre artes – a pintura e a poesia/literatura – pois todas as portas são realçadas por um texto a elas adequado.

A exposição consta de 27 quadros a pastel de óleo e resulta de uma recolha que foi efetuada sobre portas em madeira de habitações, na sua maioria degradadas, em diversas zonas do Algarve. A escolha do tema pelo artista partiu do valor cultural que a porta em madeira representa e da beleza que os tons envolventes dos materiais construtivos adquirem ao longo do tempo, cativando o olhar de quem por elas passa.

As portas de madeira, um património em vias de extinção, são apresentadas como pedaços de história com um simbolismo único, pois são espaços por onde o homem passa para entrar ou sair do seu abrigo, servindo ao mesmo tempo de proteção da sua família e dos seus bens.

António Alvélua Correia, arquiteto de profissão, nasceu em 1959, em Albufeira, onde trabalha e reside. O desenho é uma forma de expressão artística que sempre o atraiu e que acabou por ser decisivo na sua vida profissional, participando como desenhador em ateliers de arquitetura e posteriormente na sua formação académica.