Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

EMARP - Exposição Caminhos da Missão

85954869-a067-4c9e-b6bc-a022273906f6.jpg

 

CAMINHOS DA MISSÃO

BOLUKA KUA ZUA
O Nascer do Sol em Moçambique
 
27 novembro 2017 a 5 janeiro 2018
Dias úteis das 8h30 às 17h30

 

Boluka Kua Zua, ou seja, “Nascer do Sol” que poderemos designar por um novo amanhecer, novas oportunidades para a vida, em busca de novos sorrisos.

O QUE É?
É um projeto missionário de leigos, através da Diocese do Algarve, das Franciscanas Missionárias de Maria e dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, apoiamos e realizamos projetos de cooperação para o desenvolvimento do continente africano, mais especificamente em Angola e Moçambique. Em Portugal, concretizamos ações de voluntariado, em instituições de solidariedade social, sedeadas no Algarve.

QUAIS OS OBJETIVOS?
Os objetivos deste projeto são colaborar na promoção das comunidades nos países em vias de desenvolvimento, PALOP´S e outros, bem como participar em ações em Portugal, contribuindo para a melhoria das condições de vida da população, no acesso às condições básicas de subsistência,
à educação/formação, à saúde e à informação, implementando e apoiando projetos que visem a capacitação e autonomia dos seus agentes/populações.
O prinicipal enfoque, é a reabilitação do Ser Humano, através do fortalecimento das relações humanas e no desenvolvimento e promoção do seu espaço comunitário.

HISTÓRIA
As ações deste projeto iniciaram-se no ano de 2008, com a
1ª ação de trabalho missionário em terras angolanas/Saurimo. Dois anos mais tarde, no ano de 2010, formalizou-se o projeto, após o regresso de um grupo de missionários de Moçambique/ Beira, tendo-se constituído uma equipa de trabalho para a organização da formação de novos voluntários, bem como para a divulgação dos projetos/trabalho desenvolvido em terras de missão.
Desde o inicio do projeto já partiram 16 missionários, para
8 destinos de missão diferentes, mais especificamente para:
- Angola: Saurimo, Dala, Mbanza Congo, Cangumbe;
- Moçambique: Maputo, Beira, Namaachaa;
- Portugal: Tavira/Cachopo.

PROJETOS
O Boluka Kua Zua, apadrinhou/apoiou os seguintes projetos:
- construção de um centro de moagem para cereais para a comunidade do Bairro da Manga, na Beira em Moçambique (Ano 2010 a 2014);
- apadrinhamento de crianças e jovens que se encontrem em situação de risco ao nível alimentar e de educação, na cidade da Beira/Moçambique (Ano de 2010 a 2017).
Alimentação
Ao nível de suprir as necessidades básicas de alimentação e higiene, têm sido apoiadas 13 crianças/jovens e respetivas famílias, através do apoio financeiro de um padrinho/madrinha (70€ trimestre) por criança/jovem, cujo apoio se destina à aquisição de bens alimentares (arroz, farinha, feijão, acúçar, sal e óleo alimentar) e de produtos de higiene (barras de sabão) e outros considerados de 1ª necessidade, distribuídos mensalmente às famílias de cada criança/jovem. Este projeto é gerido pela congregação das FMM- Franciscanas Missionárias de Maria sedeado na Beira/Moçambique
Educação
Destinado a garantir a continuidade da formação escolar até ao 12º ano. Têm sido apoiadas 9 crianças/jovens, através do apoio financeiro de um padrinho/madrinha (45€ trimestre) por criança/jovem, cujo apoio se destina ao pagamento das propinas, material escolar, apoio nas deslocações ao médico sempre que necessário, entre outros. Este projeto é gerido pela congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.

DONATIVOS/COLABORAR
Novo Banco
Conta: 000 000 507 117
NIB: 0007 0000 000 00 507 11723
IBAN: PT 50 0007 0000 000 00 507 11723

 

Ou através da aquisição de alguns produtos, nomeadamente postais, marcadores de livros, pulseiras, t-shirts…

MISSIONÁRIO
É alguém que disponibiliza o seu tempo voluntariamente para ajudar os outros.

ESTES VOLUNTÁRIOS AJUDAM NAS SEGUINTES ÁREAS:
Saúde: Cuidados básicos, campanhas de informação…
Educação: Alfabetização (ensinar a ler e a escrever), atividades de animação e apoio na catequese…
Formações: Disponibilizam formação para os profissionais das comunidades dos PALOP´S e para a comunidade (ex: como cuidar das crianças, palestras sobre doenças…), aulas de informática, formações na área da educação…
Formação Cívica: Promoção da comunidade, ateliers (culinária, costura…), elaboração de projetos de desenvolvimento, ajudar a descobrir potencialidades das comunidades, transmissão de valores humanos.

REQUISITOS PARA PARTIR EM MISSÃO:
Ter no mínimo 18 anos;
Formação mínima de 1 ano;     
Valores humanos e espirituais;
Disponibilidade de partilha.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.