Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Emir Kusturica e Os Tubarões em concertos no “Beja na Rua”

O realizador e músico sérvio Emir Kusturica e a banda cabo-verdiana Os Tubarões são dois dos nomes de craveira internacional que este ano marcam presença no Festival Beja na Rua.

 

Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra são um fenómeno significativo do movimento anti-globalização e um paradoxo único do ambiente em que surgiram.

Emir Kusturica, apesar do grande êxito internacional que tem obtido como cineasta - repetidamente premiado nos festivais de Berlim, Veneza, Cannes e muitos outros -, tem mantido a carreira paralela como músico da No Smoking Orchestra, cuja música tem utilizado como banda sonora dos seus filmes.

 

Os Tubarões, um dos grupos mais emblemáticos da história da música cabo-verdiana tornaram-se famosos pela suas mornas, coladeiras e funaná.

 

Outra das novidades desta edição do Festival é a participação do artista português Bordalo II, conhecido por criar “imagens com o que destrói o mundo”.

Olhos de mocho, a obra que construiu no Wool – Festival de Arte Urbana da Covilhã - está entre as melhores do mundo segundo a página Street Art News, que elegeu em 2014 as 25 obras de arte urbana espalhadas por todo o mundo (desde 2009).

Beja passará a integrar o roteiro do artista que já expôs em várias capitais europeias e nos Estados Unidos da América em Las Vegas.

Em Beja, as artes estarão na rua, de 16 de junho a 15 de julho. Para todos.

 

Sobre o Beja na Rua

De 16 de junho a 15 de julho, Beja volta a mostrar Alma Criativa. Está de regresso o Beja na Rua, Festival de arte pública que celebra as artes na rua. Promovido pela Zarcos – Associação de Músicos de Beja, em parceria com associações e entidades do concelho, a iniciativa é uma aposta de Beja na afirmação das indústrias criativas, que fazem desta cidade uma montra para criadores locais e convidados, onde a cultura local se funde com o que de melhor se faz ao nível nacional e internacional.

Depois de anunciar o concerto de abertura do Beja na Rua com Ney Matogrosso, a 16 de Junho, e o encerramento, com Miguel Araújo, a 15 de Julho, a organização do festival apresentou Seu Jorge, a 14 de Julho, no fim-de-semana que encerra 4 semanas de espetáculos musicais, animações de rua, intervenções de arte urbana, exposições, performances de dança e poesia, "workshops", que reúnem em Beja muitos artistas.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.