Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Ensinamentos do Oriente para uma vida mais saudável

Workshops em Junho

floresnoprato-min.jpg.png

 

Partilhar os saberes milenares das culturas asiáticas e a sua aplicação aos tempos modernos é o objectivo dos workshops “Ser Vegetariano com Saúde” e “Flores no Prato”, que o Museu do Oriente organiza durante o mês de Junho.

 

Ser vegetariano não é uma moda recente, mas uma prática milenar, adoptada por monges budistas e por outras religiões do mundo. No Japão, houve mesmo uma prática essencialmente vegetariana durante cerca de 1.200 anos, em que o consumo de carne era proibido e o peixe apenas consumido em ocasiões muito especiais, sendo este actualmente um dos países com maior esperança média de vida.

 

Na manhã do dia 8, a partir das 10.00, os conhecimentos orientais servem de base a uma sessão que foca os alimentos essenciais a uma dieta vegetariana saudável e como os adaptar ao Ocidente e à actualidade. Será ainda abordada a forma como a alimentação deve ser ajustada às estações do ano e ao meio envolvente, visando uma vida mais saudável e mais sustentável, respeitando tanto o nosso meio interno como o meio que nos rodeia. O workshop é orientado por Filipa Silva, formada em Macrobiótica, Saúde e Auto-Transformação.

 

A 29 de Junho, às 14.30, “Flores no Prato” é uma oficina prática que dá a conhecer as flores que podem ser utilizadas na alimentação, não tanto pelo valor nutritivo, mas pelo interesse ornamental, no embelezamento de pratos e confecção de sobremesas, pães, águas florais, saladas e um sem fim de propostas gastronómicas. O objectivo é que os participantes aprendam a cultivá-las com sucesso, mesmo em vasos, numa varanda ou em pequenos canteiros, levando para casa alguns exemplares para semear e transplantar e, assim, dar início ao seu jardim comestível. A sessão é orientada por Fernanda Botelho, especialista em Plantas Medicinais e autora de livros infantis e guias práticos de botânica.

 

Workshop “Ser vegetariano com saúde – ensinamentos do Oriente”

8 de Junho, sábado

Horário: 10.00-13.00

Preço: 25 €

Público-alvo: M/ 16 anos

Participantes: mín. 10, máx. 18

 

Workshop “Flores no Prato”

29 de Junho, sábado

Horário: 14.30-18.00

Preço: 35 €

Participantes: mín. 10, máx. 15

 

www.museudooriente.pt

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.