Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Entrada livre: Conservatório de Música de Coimbra recebe BRAZIL AFRO SYMPHONIC, 8 de novembro.

BRAZIL AFRO SYMPHONIC
promove encontro entre a música popular e erudita 

o projeto formado por ARMANDINHO MACÊDO, OLODUM NEW GENERATION 
e YACOCE SIMÕES conta com a participação de alunos do Conservatório de Música de Coimbra, do Quinteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra
e do tenor João Mendonza

única apresentação, dia 8 de novembro, às 21h30, no Conservatório de Música de Coimbra. Entrada livre

 

 

Brazil Afro Symphonic  é um  projeto que une a música erudita e popular , através

da sonoridade inconfundível da percussão Olodum, tendo como solista Armandinho Macêdo, guitarrista de grande notoriedade na cena da música instrumental brasileira, e sob a direção musical, arranjos e piano do maestro Yacoce Simões. 
O concerto do Brazil Afro Symphonic que vai decorrer no dia 8 de novembro, às 21h30, no Conservatório de Música de Coimbra faz parte da programação oficial do Ciclo de Música Orphika da Universidade de Coimbra, e vai contar ainda a participação de alunos do Conservatório de Música de Coimbra, do Quinteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra e do renomado tenor Português João Mendonza, que já atuou em  grandes palcos do mundo.  A entrada é livre , no entanto as reservas devem ser feitas através do e-mail  joaofalcaoproducoes@gmail.com 

 

O Brazil Afro Symphonic que segundo o maestro Yacoce Simões “tem como base fundamental o rompimento das barreiras entre a música clássica e a popular”, também cumpre seu papel social através da música: o grupo percussivo Olodum New Generation, é formado pelos jovens instrumentistas do projeto social Olodum, de Salvador,  Brasil, que já recebeu a visita dos Nobel da Paz, Nelson Mandela; Desmond Tutu e Kofi Annan, além de ter  participado em projetos de artistas internacionais como Michael Jackson e Paul Simon.


Sob a batuta do maestro Yacoce Simões, e da Guitarra Baiana de Armandinho Macêdo, construiu-se um alinhamento de importantes temas da música clássica como  Bolero (M.Ravel); Symphonies 5 & 9 Themes ( L.V.Beethoven); Rondo Alla Turca - (W.A.Mozart) e Ave Maria ( Schubert); e da popular como “My Sweet Lord” (George Harrison); “Love of My Life”(Freddie Mercury) ,“Brasileirinho” (Waldir Azevedo), entre outras,  oferecendo um novo conceito de execução de um repertório mundialmente reconhecido, unindo temas aclamados no meio erudito e popular, promovendo a fusão cultural através da música.

A formação do projeto nasceu em 2018, junto com a edição do primeiro álbum, o "Brazil Afro Symphonic”, que teve como convidado a St. Petersburg Studio Orchestra. 
A excelência do trabalho do projeto Brasil Afro Symphonic possibilitou o convite em 2018 para participar da turnê "Bela Primavera" do tenor Thiago

Arancam 

, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, na Bahia,  com a regência do maestro João Carlos Martins. Já em 2020, o Brazil Afro Symphonic produziu e apresentou o especial de Natal, transmitido pela TVE,  e via o canal YouTube  

 

ARMANDINHO MACÊDO:

O solista do Brazil Afro Symphonic  é o virtuoso guitarrista Armandinho Macedo, considerado um dos mais importantes instrumentistas brasileiros, e principal intérprete do instrumento que executa nesse show e que batizou ainda nos anos 70 como Guitarra Baiana. Armandinho já foi homenageado por Caetano Veloso com a música “Armandinho” e Baden Powell com a música “Um abraço no Trio Elétrico” e já dividiu o palco ou recebeu em seu trio elétrico além de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Fafá de Belém, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Hermeto Pascoal, Arthur Moreira Lima, Yamandú Costa, Stanley Jordan Stanley Clarke , entre tantos outros.

Com sua icónica banda “A Cor do Som”, recebeu o Grammy Latino 2021 na Categoria de melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa.

 

OLODUM NEW GENERATION

Formada pelos jovens instrumentistas do projeto social Olodum, em Salvador - Brasil, é um grupo percussivo composto por talentos que executam ritmos que através da ‘Banda Internacional Olodum’ , com extensa obra musical  e diversos projetos conquistou o mundo e plateias exigentes  com seu contagiante samba-reggae, como visto no espetáculo com Paul Simon no Central Park (EUA), carnaval de Notting Hill Gate, na Inglaterra e dividindo palco com personalidades da música mundial como Michael Jackson, Jimmy Cliff, Ziggy Marley, Paul Simon, Alpha Blondy, Matisyahu , Yossur Naddour ,Kimbra Lee Johnson, Sadao Watanabe, Julian Marley, Wayne Shorter, Jennifer Lopez, Pitbull e artistas brasileiros como: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Luiz Melodia, Rapin’Hood, Gal Costa e outros.

Com 39 anos de fundação, a Escola de Música OLODUM exerce um papel fundamental na educação e transformação social de jovens através da música, ressaltando as raízes culturais e defendendo valores de combate à desigualdade e racismo em suas ações.

 

YACOCE SIMÕES

Multi-instrumentista, arranjador e produtor musical, o maestro Yacoce Simões tem uma sólida carreira artística. Atualmente faz direção musical em diversos projetos de música como do tenor Thiago Arancam, do guitarrista Armandinho Macêdo e da cantora Ana Mametto. Está em tournée com os projetos Brazil Afro Symphonic (B.A.S.) e "Retocando Gil e Caetano'', com Armandinho Macêdo e Marco Lobo. Em centenas de concertos no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão dividiu o palco com grandes artistas brasileiros como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margareth Menezes e Moraes Moreira. É produtor musical de grande atuação no mercado fonográfico, tendo trabalhado em mais de uma centena de álbuns, alguns deles indicados e vencedores do Grammy Latino.

 

Alinhamento do Concerto:

 

1.Bolero - M.Ravel

2. Symphonies 5 & 9 Themes - L.V.Beethoven 

3. Rondo Alla Turca - W.A.Mozart

4. Hallelujah - Leonard Cohen

5. Air on G String - J.S.Bach

6. Czardas - Vittorio Monti

7. O Trenzinho do Caipira - H. Villa Lobos

8. My Sweet Lord - George Harrison

9. Love of My Life - Freddie Mercury 

10.Smooth - Carlos Santana

11.Hotel Califórnia - Don Felder, Glenn Frey, Don Henley

12.Brasileirinho - Waldir Azevedo

13. Ave Maria - F. Schubert



O QUE: Brazil Afro Symphonic: Armandinho Macêdo, Olodum New Generation, maestro Yacoce Simões

QUANDO: Data: 8 de novembro, terça-feira, de 2022, às 21h30
ONDE: Conservatório de Música de Coimbra 

ENTRADA LIVRE , mediante reservas através do e-mail: joaofalcaoproducoes@gmail.com