ENTRADA LIVRE - Recital de tiorba e guitarra barroca pelo músico Simone Vallerotonda no Palácio Nacional da Ajuda, Terça-feira, 31 de janeiro de 2017 às 18h30 |
Terça-feira, 31 de janeiro de 2017 pelas 18h30, por ocasião da exposição ‘Festa Barroca’, terá lugar no Palácio Nacional da Ajuda o recital “Luci e ombre sonore” pelo músico italiano Simone Vallerotonda, promovido pelo Instituto Italiano de Cultura juntamente com o Palácio Nacional da Ajuda, em colaboração com o CIDIM, Comitato Nazionale Italiano Musica.
“As protagonistas do recital são a tiorba e a guitarra barroca, dois instrumentos complementares: uma se desenvolve num registo grave, de fragilidade doce e solene, a outra inteiramente aguda, sem baixos de suporte, brilhante e clara. Ambas protagonistas de um período musical e histórico extraordinário, rico em contrastes e maravilhas: o Barroco” (Simone Vallerotonda).
Em programa músicas do século XVII europeu para tiorba e guitarra: Hieronimus Kapsberger, Francesco Corbetta, Robert de Visée, Santiago de Murcia, Antonio de Santa Cruz, Angel Michele Bartolotti.
Natural de Roma, onde nasceu em 1983, Simone Vallerotonda iniciou os estudos musicais em guitarra moderna. Fascinado pela música antiga começou o estudo do alaúde com Andrea Damiani no Conservatório “Santa Cecilia” de Roma, onde se diplomou com a nota máxima. Sucessivamente obteve o Master em Tiorba e Guitarra barroca com a nota máxima na “Staatliche Hochschule für Musik” de Trossingen, sob a orientação de Rolf Lislevand.
Biografia completa de Simone Vallerotonda em www.simonevallerotonda.com
RECITAL COM ENTRADA LIVRE