Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Entrega de Prémios do Concurso de Poesia 2016 “Crescer saudável”

Entrega de Prémios do Concurso de Poesia 2016 “Crescer saudável”

 

DSC_1983.jpg

 

A Entrega de Prémios do Concurso de Poesia 2016 “Crescer Saudável” teve lugar hoje, dia 17 de março, na Biblioteca Municipal do Barreiro. Os vencedores do Concurso de Poesia 2016 “Crescer Saudável” são:

1º Ciclo: 1º Prémio – Escola Básica Prof. José Joaquim Rita Seixas; 2º Escola Básica Prof. José Joaquim Rita Seixas; 3º - Escola Básica Prof. José Joaquim Rita Seixas; Menção Honrosa - Escola Básica Prof. José Joaquim Rita Seixas.

2º Ciclo – 1º Prémio – Escola Básica Quinta da Lomba; 2º - Escola Básica Quinta da Lomba; 3º - Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva; Menção Honrosa - Escola Básica Quinta da Lomba.

3º Ciclo – 1º Prémio Escola Básica e Secundária de Santo António da Charneca; 2º - Escola Básica e Secundária de Santo António da Charneca; 3º – Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva

Secundário – 1º Prémio - Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva.

 

A mostra com os trabalhos a concurso está patente na Biblioteca até 26 de março.

Recorde-se que, no âmbito do tema escolhido para as iniciativas escolares de 2015/2016 e no sentido de sensibilizar os alunos para as várias vertentes artísticas, a Câmara Municipal do Barreiro promoveu, em parceria com as Freguesias e os Agrupamentos de Escolas do Concelho do Barreiro, o Concurso de Poesia 2016 “Crescer Saudável”.

O concurso destinou-se a todos os estabelecimentos de ensino público do 1º, 2º, 3º Ciclo e Secundário do Concelho do Barreiro e teve como objetivo a dinamização e envolvimento da comunidade educativa do Concelho, através de atividades criativas, educativas, pedagógicas, culturais e lúdicas, apelando à expressão artística e ao desenvolvimento da escrita criativa dos alunos.

Contou com a participação dos seguintes agrupamentos/ escolas:

Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva / Escola Básica Prof. José Joaquim Rita Seixas

Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva / Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva

Agrupamento de Escolas de Santo André / Escola Básica da Quinta da Lomba

Agrupamento de Escolas de Santo André / Escola Básica Telha Nova Nº 1

Agrupamento de Escolas de Santo António / Escola Básica e Secundária de Santo António

Agrupamento de Escolas de Santo António / Escola Básica da Vila Chã

Agrupamento de Escolas de Casquilhos / Escola Básica da Quinta Nova da Telha

Agrupamento de Escolas do Barreiro / Escola Básica D. Luís Mendonça Furtado

Agrupamento de Escolas Álvaro Velho / Escola Básica dos Fidalguinhos

 

Na entrega de prémios, a Vereadora da Educação, Regina Janeiro, apelou à utilização, por parte dos alunos, da Biblioteca Municipal e explicou as novas valências interativas.

Em relação às comemorações do Dia da Poesia, Regina Janeiro referiu que “a poesia tem a capacidade de tornar as palavras em palavras bonitas, quase mágicas”.

 

Consulte os poemas premiados em http://www.cm-barreiro.pt/uploads/writer_file/document/8245/premiados_concurso_de_poesia_2016.pdf, ou em anexo, de acordo com a seguinte ordem:

1º Ciclo – 1º, 2º, 3º classificados e Menção Honrosa

2º Ciclo – 1º, 2º, 3º classificados e Menção Honrosa

3º Ciclo – 1º, 2º, 3º classificados

Secundário – 1º classificado

Também no âmbito das comemorações do Dia da Poesia nas escolas, a Câmara Municipal do Barreiro, a União das Freguesias de Palhais e Coina, a União das Freguesias do Barreiro e Lavradio e a Junta de Santo António da Charneca ofereceram, aos alunos do pré-escolar, o livro "Poemas para Bocas Pequenas", adquirido pelas Uniões e Junta de Freguesia, com o objetivo de ser dinamizado, em sala de aula, pelos educadores.

Poemas para bocas pequenas é um projeto em que  Margarida Mestre e o músico António - Pedro se encontraram para brincar com palavras faladas ou cantadas, num recital que propõe a alegria de pensar e sentir poesia. Parte de poemas de autores portugueses e de visitas ao cancioneiro popular, para nos lançar numa viagem plena de experiências musicais. Pelo caminho, aborda questões importantes na vivência das crianças, como a família, o corpo, os ciclos da natureza ou o desconhecido. Sem esquecer as coisas que não gostamos de fazer, ou aquelas que simplesmente nos dão que pensar…

 

 

CMB

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.