Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Entrega do III Prémio Literário Nortear para Jovens Escritores

 

 

A entrega do III Prémio Literário Nortear para Jovens Escritores está agendada para o próximo dia 22 novembro, pelas 12h00, no Museu do Mar, em Vigo. Na mesma ocasião será lançada a convocatória da 4ª edição do Prémio Literário Nortear.

O conto ‘34, Rue Saint Jacques’, da escritora Cecilia Fernández Santomé, de Lugo, é o vencedor do III Prémio Literário Nortear para Jovens Escritores, promovido pela Consellería de Cultura da Xunta de Galicia, pela Direção Regional de Cultura do Norte de Portugal e pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal.

«34, Rue Saint Jacques» foi eleito entre 31 trabalhos de autores e de autoras, de Portugal e da Galiza, com idades compreendidas entre os 16 e os 36 anos.

Presidido por Carla Sofia Amado, Diretora do Instituto Camões e integrado por Carlos Árias, em representação da Secretaría Xeral de Cultura, pela escritora galega Inma López Silva, o escritor português João Pedro Mésseder, a editora Edita-Me, representada por Carlos Lopes e Celeste Pereira, o júri valorizou no conto a estrutura com base sólida e coerência na escrita, a base muito humana e a tradução das emoções.

Desta votação, resultou como vencedor o conto "34, Rue de Saint Jacques”, de um grupo de finalistas do qual fizeram parte também os originais: "Eu, o supremo”, "O desejado” e "De passo em passo”.

Dotado com 2.000 euros e a publicação da obra, o prémio tem como principais objetivos distinguir anualmente obras literárias originais de ambas as margens do Minho, incentivar a produção literária entre a juventude galega e portuguesa e favorecer a circulação e distribuição de obras literárias entre a Galiza e Portugal, para reforçar o diálogo cultural entre os dois territórios. 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.