Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Entrudanças 2018 - um festival único, está de regresso!

1515598684.jpg

 

 

 

A Celebrar a Água no Entrudanças 2018!
  • Entrudanças 2018, o Festival de Inverno da PédeXumbo organizado em parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde e a Junta de Freguesia de Entradas, regressa à simpática vila de Entradas de 9 a 11 de fevereiropara celebrar a sua 15ª edição realizada nesta vila.
  • Entrudanças é um festival que junta às tradições do Entrudo a música e a dança, numa festa que é partilhada por todos. O festival reúne artistas de várias áreas, bem como pessoas de diferentes zonas do país e da Europa na vila de Entradas num evento festivo que conjuga de forma única o carácter internacional com a dimensão local, do interior preservado de Portugal.
  • A águadesde sempre evocada em cantos, rituais, celebrações, expressões artísticas e até em muitos rituais e brincadeiras associadas ao carnaval, será este ano o tema para a celebração de mais um Entrudanças que comemorará a sua simbologia, tradições e importância, através da diferentes atividades programadas e sobretudo do projeto anual desenvolvido com a comunidade local.
  • Os três dias de festival serão também um pretexto para viver o Entrudo na planície alentejana, com programação diversa onde a dança, a música, o cante e a gastronomia marcarão presença através de diversos concertos, bailes, oficinas de dança e instrumentos tradicionais e também de animação de rua, desfiles, num espaço de diálogo intercultural permanente.
  • Programação: Entre as presenças confirmadas este ano destacamos os grupos portugueses Aqui Há Baile Fulano Beltrano & Sicrano. Da Galiza chegam os Senhora Asem. Turfu e Raphael Decoster que vêem de França, completando um programa de bailes-concertos que promete muita dança e deambulações no universo folk nacional e europeu. 
  • No programa de oficinas, iremos até à Índia com uma oficina de Danças de Bollywood. Do Brasil chegam duas oficinas, uma de Capoeira e 
    outra  de
    Danças tradicionais
  • Tratando-se de um festival que tem o 
    Entrudo
     no seu centro nevrálgico, será dinamizada um oficina - Entroidanzas - que explorará as diferentes danças do mundo 
    associadas a esta festividade​
    . Haverá ainda oficinas de danças tradicionais europeias
    ​,​
     galegas
    e belgas
    , de instrumentos e
    atividades​
     para crianças
    e
     
    famílias
    .
  • As ruas de Entradas, o Centro Recreativo, o Museu da Ruralidade, as tascas entre outros espaços, serão o cenário que acolherá programação variada.
  • Entrudanças, como festival único no panorama nacional, que se faz da partilha de saberes e tradições, é um convite para que os públicos vivam e sintam estas celebrações no seio de uma comunidade que há muito recebe de braços abertos quem a visita. Partilhemos estes momentos. Façamos a Entrudo Juntos!