Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

EPAL PROMOVE COMBATE À DIABETES

 

BEBA%20AGUA%20DA%20EPAL.png

 

EPAL lança campanha de incentivo ao consumo de água da torneira no combate à diabetes que atinge mais de um milhão de portugueses.

Esta iniciativa tem a colaboração da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e do Programa Nacional para a Diabetes (PND) da Direção-Geral da Saúde (DGS).

 

Lisboa, 13 fevereiro 2015 - “Beber água da torneira ajuda a prevenir a diabetes e contribui para uma vida mais saudável” é a máxima da parceria que junta as 3 entidades num desafio a todos os lisboetas.

A EPAL, em parceria com a APDP e o PND, acaba de lançar uma campanha de combate à diabetes, doença que afeta cerca de 13% da população portuguesa. De acordo com o diretor clínico da APDP, João Filipe Raposo, “esta doença tem em Portugal uma das mais elevadas taxas de incidência da Europa e assistiu, na última década, a um aumento de 80%, associada a hábitos alimentares pouco sadios como excesso de peso, sedentarismo e hereditariedade”.

A EPAL, enquanto maior e mais antiga empresa portuguesa de abastecimento, que abastece 3 milhões de pessoas com água de excelente qualidade, junta-se a estas entidades com uma campanha de incentivo ao consumo de água da torneira, a qual, pela sua natureza universal e salutar, representa o veículo por excelência para levar esta mensagem à sociedade.

Beber, no mínimo, 1,5 litros de água por dia contribui para a diminuição do risco de ter diabetes, a que se juntam outras fortes medidas como fazer 30 minutos de atividade física por dia, comer cinco porções diárias de frutas ou legumes e perder 5 a 7% do peso em caso de excesso de peso. Para prevenir a Diabetes é fundamental alterar rotinas prejudiciais ao nosso organismo, entre as quais a ingestão frequente de açúcar, gorduras e alimentos industrializados, o consumo de tabaco, álcool e sal em excesso”, alerta José Manuel Boavida, diretor do PND. 

A água da torneira é, assim, uma excelente aliada de um programa de saúde orientado para a prevenção desta doença, considerada pela OMS uma das grandes 4 doenças da humanidade em conjunto com  as doenças cardiovasculares, o cancro, e as doenças respiratórias. Um bom programa de prevenção da diabetes pode significar uma diminuição da sua ocorrência em 60%, sendo fundamental sensibilizar para a adoção de hábitos e comportamentos mais sadios.

No lançamento da iniciativa, que se enquadra no âmbito da política de responsabilidade social da empresa, José Sardinha, presidente da EPAL, salientou que “a água da rede distribuída pela EPAL é um produto rigorosamente controlado e alcança padrões de excelência ao nível das melhores do mundo. O consumo adequado de água da torneira é um aliado fundamental de um estilo de vida saudável e essencial para uma adequada hidratação, a qual sabemos ser um fator essencial da saúde, da prevenção de doenças e do aumento do bem-estar, fundamentais ao progresso da condição humana.

A EPAL aconselha:

Beber 6 copos de água da torneira diariamente, tanto às refeições como fora delas, e levar um recipiente com água quando sair de casa e consumir ao longo do dia. São conselhos importantes que fazem toda a diferença num programa de vida salutar, em conjunto com uma alimentação equilibrada e com atividades de lazer, físicas e ao ar livre.

 

  • A água da EPAL está acessível em qualquer torneira.
  • É económica. Um cêntimo dá para mais de 5 litros de água.
  • É ecológica e equilibrada. A água da EPAL contém sais minerais essenciais à saúde como o cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio, reunindo todas as vantagens para se tornar uma excelente aliada no combate à diabetes e na melhoria da qualidade de vida.