Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Escola das Artes arranca 2020/2021 com Pathosformel de Vasco Araújo

Inauguração a 16 de outubro, às 17h30

Escola das Artes arranca 2020/2021

com Pathosformel de Vasco Araújo

Still de Pathosformel (2020) de Vasco Araújo.jpg

 

Exposição de trabalhos inéditos do artista resulta de residência realizada na Escola. Instalação ficará patente até 29 de janeiro de 2021

 

A Escola das Artes (EA) da Católica no Porto prepara-se para receber a primeira exposição do novo ano letivo. Pathosformel, trabalho inédito de Vasco Araújo, é uma exposição/filme/vídeo que tem como premissa a desconstrução e reconstrução de códigos comportamentais que refletem sobre a relação do sujeito com o mundo exterior a ele.

 

A inauguração será no dia 16 de outubro, às 17h30 e contará com dois momentos: às 17h30, a exposição será aberta ao público e, às 18h30, a versão fílmica de Pathosformel será apresentada no Auditório Ilídio Pinho, seguida de uma conversa com o artista e o curador Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes. A instalação poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 14h00 às 19h00, sem marcação prévia, ficando patente até 29 de janeiro de 2021.

 

Amplamente alicerçado na Literatura, na Filosofia, nos Estudos Clássicos, na Ópera, na Etiqueta Palaciana e na Mitologia Greco-Romana, Vasco Araújo pretende expor, criticamente, temas como o olhar do outro, a ambiguidade potencial das relações interpessoais, a fragilidade dos sistemas tomados por garantidos, a tragédia versus melodrama, a construção de uma ideia de real, as relações entre identidade e sexualidade, a virtude e a moral do dever, a geografia dos afetos e as pulsões do desejo e da paixão.

 

Pathosformel resulta de uma residência artística de Vasco Araújo na Escola das Artes durante o ano letivo de 2019/2020. Com curadoria de Nuno Crespo, diretor da EA, esta exposição teve o apoio do Criatório da Câmara Municipal do Porto e da Direção-Geral das Artes.