Escola das Artes arranca 2020/2021 com Pathosformel de Vasco Araújo
Inauguração a 16 de outubro, às 17h30
Escola das Artes arranca 2020/2021
com Pathosformel de Vasco Araújo
Exposição de trabalhos inéditos do artista resulta de residência realizada na Escola. Instalação ficará patente até 29 de janeiro de 2021
A Escola das Artes (EA) da Católica no Porto prepara-se para receber a primeira exposição do novo ano letivo. Pathosformel, trabalho inédito de Vasco Araújo, é uma exposição/filme/vídeo que tem como premissa a desconstrução e reconstrução de códigos comportamentais que refletem sobre a relação do sujeito com o mundo exterior a ele.
A inauguração será no dia 16 de outubro, às 17h30 e contará com dois momentos: às 17h30, a exposição será aberta ao público e, às 18h30, a versão fílmica de Pathosformel será apresentada no Auditório Ilídio Pinho, seguida de uma conversa com o artista e o curador Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes. A instalação poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 14h00 às 19h00, sem marcação prévia, ficando patente até 29 de janeiro de 2021.
Amplamente alicerçado na Literatura, na Filosofia, nos Estudos Clássicos, na Ópera, na Etiqueta Palaciana e na Mitologia Greco-Romana, Vasco Araújo pretende expor, criticamente, temas como o olhar do outro, a ambiguidade potencial das relações interpessoais, a fragilidade dos sistemas tomados por garantidos, a tragédia versus melodrama, a construção de uma ideia de real, as relações entre identidade e sexualidade, a virtude e a moral do dever, a geografia dos afetos e as pulsões do desejo e da paixão.
Pathosformel resulta de uma residência artística de Vasco Araújo na Escola das Artes durante o ano letivo de 2019/2020. Com curadoria de Nuno Crespo, diretor da EA, esta exposição teve o apoio do Criatório da Câmara Municipal do Porto e da Direção-Geral das Artes.