Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Escolas Profissionais reduzem 200 000 garrafas de plástico num ano letivo

Iniciativa Plástico#Zero da Rumos Education foi realizada em 10 escolas e conta com o apoio da Quercus

logo_plastico-zero-RGB.PNG

 

Consciente da necessidade de reduzir a utilização do plástico no nosso dia-a-dia, a Rumos Education, subholding da Rumos Capital Group, que integra o grupo de escolas de ensino profissional - Escola Digital, Escola Profissional Profitecla, Escola Ruiz Costa (ERC) e a Escola Profissional de Braga (EPB) - eliminou ao longo de um ano lectivo cerca 200 000 garrafas de plástico no âmbito da sua Campanha de Desplastificação Plástico#Zero, que impactou um total de 3100 estudantes de escolas de Lisboa, Porto, Matosinhos, Coimbra, Braga e Viseu.

 

A Campanha de Desplastificação Plástico#Zero que conta com o apoio da associação ambiental Quercus, lançou o desafio a todos alunos de diminuirem o uso de plástico tanto em ambiente escolar, como em casa e nos pequenos gestos do dia-a-dia. Das principais ações implementadas nas escolas Rumos Education, ao longo do ano letivo, destacam-se a instalação de fontes de água, eliminação de garrafas, copos de plástico e palhinhas dos bares das escolas, distribuição de 2000 garrafas de alumínio por toda a comunidade educativa, bem como a troca de máquinas de café e eliminação total de cápsulas nos serviços de back office.

 

A iniciativa Plástico#Zero foi acompanhada de diversas eventos de sensibilização nomeadamente sessões de educação ambiental ministradas por técnicos da Quercus nas Escolas, com vista transmitir conhecimentos na área ambiental e da sustentabilidade tais como a pegada de carbono, importância da reciclagem de plástico ou separação e gestão de resíduos. Durante a Campanha de Desplastificação foram realizadas ainda, duas dezenas de ações de sensibilização - workshops e palestras – com toda a comunidade educativa, mais de uma dezena de projectos de divulgação de boas práticas de desplastificação, a que se juntaram eventos, marchas pelo clima e ações de limpeza e plogging realizadas por alunos voluntários, que permitiram a recolha de centenas de litros de lixo.

 

De acordo com António Ruão, diretor-geral da Rumos Education, “o resultado obtido que se traduziu na redução de 200 000 garrafas de plástico nas nossas Escolas é fruto do compromisso e envolvimento de toda comunidade educativa na iniciativa Plástico#Zero. Apesar de o resultado ser positivo, não queremos ficar por aqui, pois o plástico está por todo o lado”, salienta.

 

A educação ambiental é fundamental para a sustentabilidade do planeta e consiste na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente. Temos por isso a intenção de dar continuidade à Campanha de Desplastificação Plástico#Zero no próximo ano letivo, criando assim, uma mentalidade sustentável nos jovens para se tornarem cidadãos conscientes de medidas que garantam a sustentabilidade ambiental”, adianta o responsável.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.