Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Escultura de plástico reutilizado em exposição no Museu do Côa

 
  - Auroque sustentável foi construído no âmbito do festival Côa Summer Fest
- 6000 festivaleiros passaram pelo evento


O auroque sustentável criado no âmbito do festival Côa Summer Fest vai ficar em exposição no Museu do Côa para que todos o possam ver. A obra foi desenvolvida por Jorge Mateus, artista plástico da região, com plásticos recolhidos pelos foz-coenses e pelos festivaleiros que marcaram presença nos três dias do evento. A peça surgiu no âmbito do Green Day, dia do festival dedicado a ações ambientalmente sustentáveis, como homenagem ao símbolo típico das gravuras de Foz Côa.

A obra de arte, que conta com cerca de dois metros de comprimentos, 1,70 de altura e 60 centímetros de largura, é resultado de três dias de recolha de plástico, iniciativa que visou alertar para o desperdício de plástico e para um uso mais sustentável do mesmo. O auroque ficará em exibição no museu local a partir de dia 16 de agosto.

“O nosso festival sempre teve um caráter de sustentabilidade muito forte e queremos afirmar-nos, cada vez mais, como ‘um festival amigo do ambiente’. Este ano, quisemos envolver os festivaleiros e toda a comunidade nesta ação, alertando para a necessidade de usarem recipientes alternativos. A mobilização de todos foi evidente e, com isso, conseguimos construir um grande auroque, símbolo de Foz Côa, que ficará no museu da cidade, de forma a sensibilizar também todos os que por ali passarem”, refere Rui Pedro Pimenta da organização do festival.

Durante a 9.ª edição do festival, que ocorreu nos dias 1, 2 e 3 de agosto, passaram pelo recinto mais de 6000 pessoas e estiveram acampados cerca de 1000 festivaleiros. A Glow Bubble, atividade de abertura, contou também com cerca de 1000 participantes, entre foz-coenses e festivaleiros, que encheram de brilho as ruas da cidade de Foz Côa. O festival que defende que o “verão não é só praia”, organizado pela Associação Juvenil Gustavo Filipe, volta em agosto do próximo ano.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.