Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Especialistas em Património Catedralicio reúnem-se 4ª feira no Palácio da Ajuda

Seminário “As Catedrais Portuguesas – Lugares de Memória”

Palácio Nacional da Ajuda, 26 de setembro de 2018

10:00 – 16:00

 

Programa Seminario_Catedrais.jpg

 

O Seminário “As Catedrais Portuguesas – Lugares de Memória” realiza-se no quadro das Jornadas Europeias do Património (JEP), que por sua vez, neste ano de 2018, decorrem sob a égide do Ano Europeu do Património Cultural.  

É neste ambiente de celebração e reflexão que a Direção-Geral do Património Cultural e o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promovem um encontro de estudiosos sobre Património Catedralício, assumindo a inestimável centralidade destes monumentos na cultura e na história de Portugal.

O evento, consagrado à partilha de conhecimento e ao debate de ideias, assinala o termo da exposição “Na Rota das Catedrais – Construções (d)e Identidades”, que pela primeira vez trouxe a público a imensurável riqueza simbólica e material deste grandioso conjunto.

Na ocasião proceder-se-á ao lançamento oficial do respetivo Roteiro, obra que perpetuará a narrativa museológica apresentada este verão no Palácio Nacional da Ajuda.

Neste Seminário, que olhará para as catedrais no contexto da rota que estes monumentos proporcionam para o conhecimento do país, participam reputados especialistas, que darão a conhecer aspetos específicos de intervenções patrimoniais efetuadas ou em curso. Em agenda está também a projeção de futuras ações que se traduzam na permanente valorização destes “lugares de memória”.

Entre os oradores convidados contam-se arquitetos, historiadores de arte, investigadores e responsáveis da Igreja. O Seminário, que termina com uma Mesa Redonda e uma visita à exposição guiada pelo seu comissário científico, o historiador de arte Marco Daniel Duarte, estrutura-se em dois painéis:

  • As catedrais no contexto do património português;
  • Requalificar o património catedralício.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.