Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Espetáculo no Teatro-Cine de Torres Vedras resultante de oficina coreográfica

descarregar.jfif

 

O resultado final da terceira edição da oficina coreográfica produzida pela associação Estufa e pelo Teatro-Cine de Torres Vedras é apresentado no próximo dia 3 de maio, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, por meio do espetáculo Das raízes abertas como feridas.

Relativamente a esse espetáculo, em que participarão alunos da Escola de Dança Movimento e da Escola de Música Maldonado Rodrigues, é referido o seguinte:

“Interessou-nos criar uma genealogia das estórias, das raízes coletivas. Formámos um rizoma. 

Uma ficção de realidades entre o documento e a metáfora. Como quem conta um sonho.

Sonho enquanto lugar-raiz que expõe e esconde, lugar-ferida como quem vê e sente por dentro o que se esconde na fantasia.

Conhecer quem está à frente.

Revelar.

Abrir a ferida em vez de esconder a cicatriz.

Raiz.”

De referir que a Oficina Coreográfica coproduzida pela associação Estufa e pelo Teatro-Cine de Torres Vedras constitui-se enquanto dispositivo artístico e pedagógico que tem como finalidade o diálogo criativo e a partilha de experiências e conhecimentos que enriqueçam artisticamente os seus participantes e o seu pensamento crítico em torno das práticas artísticas contemporâneas. 

Reconhecendo as distintas gramáticas de criação que caracterizam a Dança e a Música, a terceira edição do projeto pretendeu estimular o cruzamento de sensibilidades, permitindo que jovens músicos e bailarinos em formação se relacionassem num contexto artístico específico. Mais do que o resultado final, esta iniciativa visou instituir um dispositivo criativo processual, procurando promover um processo pedagógico partilhado e continuado, mediado por duas linguagens que, apesar de frequentemente complementares, se afirmam como meios autónomos de expressão.

As entradas no Teatro-Cine de Torres Vedras para se assistir ao espetáculo Das raízes abertas como feridas são gratuitas.

 

 

FICHA TÉCNICA DA 3.ª EDIÇÃO DA OFICINA COREOGRÁFICA COPRODUZIDA PELA ASSOCIAÇÃO ESTUFA E PELO TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS 

 

Conceito e Coordenação Geral: Magda Matias | Associação ESTUFA

Direção Artística: Ângelo Cid Neto / Associação ESTUFA

Conceção Coreográfica: Ângelo Cid Neto e Teodora Vujkov / Escola de Dança Movimento

Direção Musical: Rodrigo Cardoso / Conservatório de Música da Física 

Intérpretes:

DANÇA Escola de Dança Movimento / Associação ESTUFA

MÚSICA Escola de Música Maldonado Rodrigues / Conservatório de Música da Física