Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Está a chegar a 3ª Edição do EFA Young Audience Award

e Maio de 2018

Está a chegar a 3ª Edição do EFA Young Audience Award

A Academia Portuguesa de Cinema e o ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual levam novamente o EFA Young Audience Award à Cinemateca Portuguesa, em Lisboa. A 3ª edição da competição internacional de cinema, que tem a atriz Carla Chambel e o realizador Gonçalo Galvão Teles como mentores, acontece já no dia 6 de Maio, e os três filmes concorrentes deste ano são já conhecidos: “Girl in Flight” de Sandra Vannucchi, “Hobbyhorse Revolution” de Selma Vilhunen e “Wallay” de Berni Goldblat.

“Girl in Flight” é um drama de ficção italiano e suíço sobre a jornada de uma jovem de Florença que se rebela à vontade da família e parte sozinha à descoberta de Roma, a cidade dos seus sonhos. Já “Hobbyhorse Revolution” trata-se de um documentário finlandês sobre o mais recente desporto que está a agitar o mundo jovem, as competições com cavalos de brincar de madeira. “Wallay” é outra obra de ficção, desta vez de França, do Burkina Faso e do Qatar, sobre as desventuras de um jovem que pensa ir apenas de férias de verão para a quinta de um tio e acaba a descobrir o que é preciso para se tornar um homem.

Os filmes retratam questões sociais e temáticas comuns aos jovens um pouco por toda a Europa, despertando-lhes o interesse pela atualidade, fomentando-lhes o espírito crítico e o interesse por outras culturas. O júri do concurso é composto por jovens dos 12 aos 14 anos e o êxito do Young Audience Award vê-se no crescimento que regista desde 2012, tendo passado de 6 países participantes para 34.

Agora, no dia 6 de Maio, os três filmes serão exibidos em simultâneo nos vários países e o resultado de cada país será depois comunicado eletronicamente à EFA, em Efurt, na Alemanha. O vencedor será anunciado via videoconferência em todos os países em simultâneo.

É convidado do evento Fernando Mota, autor de bandas sonoras de diversos espetáculos. Será ainda um elemento fundamental na coordenação musical dos jovens jurados para a gravação do clip com as votações da delegação portuguesa, utilizando objetos do quotidiano.

Em Portugal o EFA Young Audience Award conta ainda com o apoio da NOS, da VIGOR e da PLENO, com brindes e no apoio as refeições durante o dia.

 

Sobre o Young Audiance Awards:

O Young Audience Awards é uma iniciativa da Academia Europeia de Cinema que tem como um dos principais objetivos colocar em contacto um público jovem com idades entre os 12 e os 14 anos com temáticas que lhes são próximas. Usando uma linguagem diferente, e dando-lhes a conhecer também um outro tipo de cinema, neste caso, de autores europeus, o concurso abre-lhes horizontes enquanto espetadores de cinema e desperta o seu sentido crítico, estético e de avaliação.

Já na sua sétima edição, o Young Audience Awards representa um verdadeiro voto europeu, marcando presença nos seguintes países: Alemanha (Berlin & Erfurt); Áustria (Viena); Bélgica (Bruxelas); Bulgária (Sofia); Croácia (Zagreb); Dinamarca (Aalborg); Eslováquia (Bratislava); Eslovénia (Izola); Espanha (Avilés & Barcelona); Grécia (Atenas); Holanda (Amsterdão); Hungria (Budapeste); Israel (Tel Aviv); Itália (Florença); Kosovo (Prizren); Letónia (Riga); Luxemburgo (Luxemburgo); Macedónia (Skopje); Malta (Saint-Julian's); Polónia (Wrocław); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Roménia (Cluj-Napoca); Sérvia (Belgrado); Turquia (Antalya) e Ucrânia (Kiev).

 

Filmes em votação na edição de 2018 do EFA Young Audience Award

 

GIRL IN FLIGHT

image010.jpg

 

Realização: Sandra Vannucchi

Itália/Suíça, Ficção, 78 min.

Trailer: https://yaa.europeanfilmawards.eu/en_EN/girl-in-flight

 

A vida de Sílvia, de 11 anos, da Toscânia, é dominada pela depressão da sua mãe. Aguardando por um momento oportuno, Sílvia implora por uma viagem em família até Roma. Mas quando o pai recusa de forma veemente, Sílvia decide realizar o sonho, saindo de Florença sozinha. Sem medo e disponível para o que vier, Sílvia conhece uma cigana de 13 anos que, relutantemente, leva Sílvia consigo. Assim nasce uma complicada, mas sincera amizade que ajudará ambas. Filmado num campo cigano real, com residentes não-atores do campo, GIRL IN FLIGHT é uma ternurenta, assustadora e excitante viagem emocional, baseada em factos da vida da realizadora em estreia, Sandra Vannucchi.

 

HOBBYHORSE REVOLUTION

image011.jpg

 


Realização:
 Selma Vilhunen

Finlândia, Documentário, 90 min.

Trailer: https://yaa.europeanfilmawards.eu/en_EN/hobbyhorse

 

 

Brincar com cavalinhos de pau é uma brincadeira tradicional das crianças finlandesas, mas nos dias de hoje as adolescentes criaram um versátil hobby, elevando a brincadeira a um outro nível. As praticantes estão não-oficialmente organizadas, trabalhando na base do voluntariado.

Por um lado elas são ativas através das suas contas de Instagram, blogues e fóruns e, por outro, elas praticam a modalidade exercitando em parques, matas, levando a atividade muito a sério. Mais do que nunca, o grupo está a crescer, trilhando determinadamente o seu caminho e organizando competições nacionais. Todos os cavalos de pau são feitos à mão e cada um tem um nome e personalidade própria. A idade das praticantes está continuamente a expandir-se, sendo que a mais velha tem, neste momento, 20 anos. A febre dos cavalos de pau também está a espalhar-se além-fronteiras.

 

 WALLAY

image012.jpg

 

Realização: Berni Goldblat

França/Burkina Faso/Qatar, Ficção, 83 min.

Trailer: https://yaa.europeanfilmawards.eu/en_EN/wallay

 

Ady, um rapaz de 13 anos, já não respeita o seu pai que o educa sozinho. O progenitor, que se encontra sem recursos, decide confiar Ady ao seu tio Amadou, durante o Verão. O Tio Amadou e a sua família vivem do outro lado do Mar Mediterrânio… no Burkina Faso!

Lá, aos 13 anos, é suposto os rapazes tornarem-se homens, mas Ady, persuadido de que vai apenas de férias, entende as coisas de forma diferente.

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.