Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Está a chegar ao Porto a Extinção

image002.jpg

 

Será a extinção uma coisa má, ou a condição para a mudança?

 

 

A resposta a este enigma chega ao Porto, a 28 de maio, no Museu da Alfândega, onde estará instalada a exposição Extinção – O fim ou o início? Uma mostra que viaja do Museu de História Natural de Londres e se fixa na cidade invicta, pela mão da OTW, até 8 de outubro. Um convite para um encontro emocionante com as galhadas de 4 metros de um alce irlandês ou a oportunidade de se deslumbrar com um arau-gigante maravilhosamente reconstruído. Não faltam motivos para uma visita.

 

image001.jpg

 

Os visitantes terão oportunidade de ficar a saber mais sobre os milhões de espécies que já percorreram o planeta. Extinção – o fim ou o início?  mostra que, embora 99% dessas criaturas tenham encontrado sua morte, a extinção de cada espécie abriu espaço para a enorme diversidade que floresceu a partir deste fenómeno.

 

Quem passar por lá pode experimentar uma combinação de imagens informativas, espécimes reais e instalações interativas que recuperam espécies há muito desaparecidas.

 

Explorando as descobertas científicas mais recentes, Extinção – o fim ou o início?  também examina as espécies ameaçadas de hoje, como o tigre e o orangotango, e equaciona várias questões como: Quais as espécies que queremos salvar? Podem os programas de conservação salvá-las? Que espécies são essenciais à sobrevivência humana no planeta?

 

A mostra reúne mais de 60 espécimes do museu londrino, audiovisuais surpreendentes e instalações interativas, para guiar os visitantes numa viagem ao passado, mas numa perspetiva de futuro, onde um conteúdo bem temperado ajuda a compreender o papel crucial que a extinção desempenha na evolução da vida.

 

Para além de alertar consciências, esta mostra vai apresentar casos de sucesso de preservação de ecossistemas, numa perspetiva positiva e sustentável. Com mais de 1000 m2, distribuídos por várias salas temáticas na Alfândega, a “Extinção – o Fim ou o Início?” abre portas a 28 de maio e poderá ser visitada até 8 de outubro.

 

“Acreditamos que este é um evento único para o Porto e que vai atrair muitos visitantes. O Museu de História Natural de  Londres, que conta com milhares de visitantes de todo o mundo, está a promover esta exposição, o que por si só, será com certeza, mais um bom motivo para os turistas que queiram conhecer a cidade”, sublinha Paula Paz Dias Ferreira, da OTW, empresa que, em parceria com o Museu de Londres, organiza esta mostra.