Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Esta semana: dois dias e 30 oradores no grande encontro internacional sobre a Luz

Esta semana: dois dias e 30 oradores no grande encontro internacional sobre a Luz

2-3-julho-2015-press(1).png

 

O papel da luz nos nossos dias e a sua ligação com a arte, a ciência, a tecnologia, as comunicações ou a história serão discutidos no Pavilhão do Conhecimento por um painel de investigadores, artistas e empresários portugueses e estrangeiros.

Em pleno Ano Internacional da Luz, o Pavilhão do Conhecimento recebe esta quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de Julho a conferência internacional Light, from the earth to the stars, organizada pela Ciência Viva e pela Academia Europaea - Barcelona Knowledge Hub.

Desde o fotão, que o investigador do CERN Álvaro de Rújula chama "a partícula da vida", até ao satélite Hipparcos da ESA que mapeou mais de 100 000 estrelas, passando pelas células solares e LEDs de baixo custo que mudarão a forma como iluminamos as nossas casas e a vida nos países emergentes, todo um arco-íris de temas se abre à nossa curiosidade.

De que forma a luz deu origem à vida, como é que a natureza comunica através da bioluminescência e de que forma a arte faz uso da luz, serão outras questões que irão iluminar estes dois dias de discussão viva e aberta.

A abertura contará com a presença de Fernando Medina (Presidente da Câmara Municipal de Lisboa), Denis Weaire (Vice-Presidente da Academia Europae e Fellow da Royal Society), Carlos Fiolhais (Comissário do Ano Internacional da Luz em Portugal) e Ana Martinho (Presidente da Comissão Nacional da UNESCO), seguida de uma homenagem a Mariano Gago, que trabalhou activamente no programa desta conferência nos últimos meses da sua vida.

Ao proclamar o Ano Internacional da Luz, a ONU reconhece a importância das tecnologias baseadas na luz para a promoção de um desenvolvimento sustentável nas áreas da energia, educação, agricultura e saúde. Os eventos incluídos na sua programação visam promover uma melhor compreensão do papel central da luz, celebrando desde os primeiros estudos no campo da óptica, há 1000 anos, até às descobertas nas comunicações ópticas que revolucionaram o acesso à Internet e ao mundo digital.

Programa completo em
www.cienciaviva.pt

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.