Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Estão os humanos acima dos outros seres? – novo livro de José Eduardo Carvalho explora a relação homem-animal

Estão os humanos acima dos outros seres? – novo livro de José Eduardo Carvalho explora a relação homem-animal
  • “Nós, Humanos e Não-Humanos” é o nome do livro que será apresentado esta quinta-feira, dia 30, por Sandra Duarte Cardoso, presidente da SOS Animal
  • Livro tem componente solidária em que, por cada edição vendida, 10% do valor reverte para a SOS Animal


 
“Nós, Humanos e Não-Humanos” é o novo livro escrito pelo economista e professor catedrático, José Eduardo Carvalho, que traz para o espaço público a discussão sobre a relação homem-animal e o papel dos humanos no respeito e preservação da vida dos animais e seus habitats. Com o prefácio escrito por Sandra Duarte Cardoso, presidente da SOS Animal, 10% do valor da venda de cada livro reverte para a associação que defende os animais e o ambiente.

A obra assume-se como um ensaio sobre biologia animal que procura aprofundar a relação humanos-não-humanos do ponto de vista científico, mas também da vivência humana e das relações afetivas que são estabelecidas com animais. Segundo o autor, ao contrário da tendência, “nós”, humanos, não temos total controlo sobre “eles”, animais, sendo que, ao longo da obra, José Eduardo Carvalho leva a refletir sobre a senciência dos animais e a sua capacidade de pensar, sentir, amar e chorar que, conforme estudado pelas comunidades científicas, não é um privilégio exclusivo de seres humanos.

Segundo Sandra Duarte Cardoso, presidente da SOS Animal “Nós, Humanos e Não-Humanos” é a obra que nos permite muito mais do que descobrir como funciona a relação humana e não-humana. Permite-nos descobrir, essencialmente, a nossa essência humana e quais as limitações que nos impedem de sentir afeto e compaixão por todos os animais.”

O evento de lançamento da obra “Nós, Humanos e Não-Humanos” terá lugar na Sociedade de Geografia de Lisboa, esta quinta-feira, dia 30, pelas 18 horas e contará com a presença de embaixadores da SOS Animal, caras conhecidas do panorama português e convidados do programa “À Descoberta com” transmitido na SIC.

A SOS Animal é uma organização sem fins lucrativos, de âmbito nacional, de proteção animal e ambiental que tem como missão proteger e defender todos os animais e seus habitats. A organização conta ainda com o Hospital Veterinário Solidário SOS Animal, aberto 24h, responsável por recuperar e esterilizar animais abandonados, errantes ou vítimas de maus-tratos, bem como prestar cuidados médico-veterinários, a animais tutorados por famílias com dificuldades económicas.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.