Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

ESTREIA - BEAUTIFUL HOUSE I OS PATO BRAVO 13 a 28 OUT Caves Liceu Camões

OS PATO BRAVO apresentam,

BEAUTIFUL HOUSE
, de Pedro Sousa Loureiro, a partir da obra da artística plástica Martha Rosler,
 
13 a 28 de OUTUBRO às 22h nas Caves do Liceu Camões.
Morada: Praça José Fontana, 1050-129, Lisboa.
 
Sessões a:

13,14,18,19,20, 25,26,27 e 28 de Outubro.

Preçário:
5 eur - Profissionais do espectáculo
8 eur - Não profissional do espectáculo

bh1.jpg

 

 

Criação, Direcção e Texto/Dramaturgia: Pedro Sousa Loureiro

Fotografia: Ricardo J. Vaz

Interpretação: Gilvanio Souza Gigi, Helena Barahona Simões, Joana Campelo, Joana Cotrim, Marta Barahona Abreu e Pedro Sousa Loureiro.

Video instalação "3D - View Master - Volume no teu ouvido" com a participação de Maria João Rocha & Série Desenhos/Colagens "Pormenores pt.2" : Pedro Sousa Loureiro

Video: Isabel Zuaá e Maria Munhoz.

Criação Músical: MAGO Mário André Gonçalves Oliveira

Assistência à Criação: Marta Barahona Abreu

Com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian

bh2.jpg

 

Quando o tempo se confunde com a rapidez das imagens, vemo-nos perante o scroll versus contemplação.
A análise dramatúrgica efectuada ao longo do tempo de residência a partir de fotomontagens de Martha Rosler, que utiliza códigos de cultura pop de ‘épocas’ e/ou ‘eventos’ específicos ao longo do tempo em contraste com a crueldade de várias imagens de guerra,  colocou-nos perante situações a roçar o borderline, (fora e dentro de portas). Questionamos o entendimento humano entre figuras que são manipuladas, com mais ou menos botox, e que se tornam máquinas  pela repetição de movimentos ou dos constrangimentos provocados entre si. A análise ao pormenor, do espectador e do performer, é uma constante ao longo de todo o processo e apresentações.

I want to Want

I want to find

I want to finish

I want to forget

I want to be better

I want to do it

I want to show

 

Louise Bourgeois.

 

bh3.jpg

 

“O ressabianço é possivelmente a maneira mais fácil de camuflar o buraco onde estamos metidos ”

Transcender a força corporal e entender os seus limites, assumindo sempre o espaço, o corpo e a voz como um todo, sempre ou quase sempre com sobreposição de artifícios teatrais, seja por via de objectos, vídeo ou som.
 
Continuar a procurar a cena perfeita, sabendo que a selfie não mata mas mói. 

 

BIO OS PATO BRAVO:

 

OS PATO BRAVO com direcção artística de Pedro Sousa Loureiro desde DEZ 2015, são um grupo formado em 2014 por Joana Cotrim e Pedro Sousa Loureiro. Surge da vontade de criar peças de teatro, intervenções site specific em espaços convencionais e não convencionais (cruzando a vertente plástica e performativa) e o canto lírico com o objetivo de entreter, refletir, desafiar públicos e participantes. Um trabalho a partir de autores clássicos (ou nem tanto) mas na busca de novas formas dramatúrgicas. OS PATO BRAVO produzem os seus trabalhos através da pesquisa de desenvolvimento onde as ideias são centrais, onde os erros são bem-vindos, dão se às ideias uma chance e uma segunda chance. À superfície tudo é belo e cómico mas quando estas ideias são puxadas até ao limite tornam-se desconfortáveis de ver e ouvir. Construímos o nosso conceito de cómico que se torna sério e trabalhamos o sério que se torna cómico e é neste diálogo constante que encontramos o nosso processo. Vencem os Prémios Novos 2016 na categoria de Teatro. A partir de DEZ 2015, Pedro Sousa Loureiro cria a primeira progrmação paralela às criações teatais d'OS PATO BRAVO, o ciclo mensal PALAVRA COM LUGAR em torno de Mário Cesariny e Natália Correia na Pensão Amor, que decorreu durante todo o ano de 2016 com a participação de vários actores e o músico MAGO. A par disso Iniciou a residência artistica de BEAUTIFUL HOUSE, com apoio da bolsa de apoio à criação da Fundação Calouste Gulbenkian. Historial de espectáculos: OUT 2014 - OF OF MEDEIA, no Espaço Primeiros Sintomas Criação e Direcção: Joana Cotrim e Pedro Sousa Loureiro Interpretação: Joana Cotrim, Pedro Sousa Loureiro e Igor Sampaio JUN 2015 - MO NU MENTOS, no Espaço Companhia Olga Roriz Criação e Interpretação: Joana Cotrim e Pedro Sousa Loureiro JAN 2017 - BEAUTIFUL HOUSE, Caves Liceu Camões Criação,Concepção Plástica, Direcção, Texto/Dramaturgia: Pedro Sousa Loureiro Interpretação: Gilvanio Souza Gigi, Isabél Zuaa, Joana Campelo, Marta Barahona Abreu, Pedro Sousa Loureiro e Susana Blazer.