Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Estreia do 1º episódio de Dança Camarra

dança camarra_1.jpg

 

No âmbito da programação do Mês da Música realizou-se, ontem, 20 de outubro, a estreia do primeiro episódio da série documental “Dança Camarra”, de Eduardo Morais, no Espaço Memória, na presença do realizador.

Retratar as cinco décadas (dos anos 50 aos 90) da história dos conjuntos e artistas musicais pop rock mais marcantes é o objetivo a que se propõe esta série documental realizada com o apoio da Associação Cultural “Hey Pachuco!” e do Município do Barreiro.

 

Na sessão estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, Regina Janeiro, vereadora com responsabilidade na área da Cultura, entre muitos outros convidados. 

A apresentação do episódio foi complementada com a música do DJ Set.

 

Carlos Humberto de Carvalho agradeceu a Eduardo Morais, à associação cultural “Hey Pachuco!”, bem como aos funcionários da Autarquia o trabalho conjunto ao nível da “recuperação de memórias”. 

A tradição do Concelho do Barreiro na área da música e a relação desta com o associativismo foi destacada pelo autarca. Neste trabalho é possível “perceber a evolução desta relação”, acrescentou.

 

Para os episódios seguintes procuram-se imagens e sons

Se há características que distinguem o Barreiro de outros Concelhos do País, a música e a grande quantidade de bandas aqui formadas são duas delas. Retratar, em cinco décadas (dos anos 50 aos 90), a história dos conjuntos e artistas musicais pop rock mais marcantes é o objetivo a que se propõe a série documental «Dança Camarra».

 

O projeto nasce do desafio lançado à Câmara Municipal do Barreiro pela Associação Cultural Hey, Pachuco! que, por sua vez, se associa ao realizador Eduardo Morais.

A imagem icónica de um baile no Barreiro em 1970 (em anexo) recria ‘um ambiente’ e transporta para ‘uma época’ já imortalizada nas memórias.

O desafio do Espaço Memória é o seguinte: “Se possui imagens como esta, cartazes, recortes de jornal, bilhetes, ou até registos sonoros ou em filme que contam histórias da música ou de bandas barreirenses, partilhe-as connosco.

Esperamos pelo seu contributo!

Presencialmente no Espaço Memória da Câmara Municipal do Barreiro (Rua 17, nº 10, Parque Empresarial do Barreiro) ou na rede social Facebook do Espaço Memória”.

 

 CMB

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.