Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

ESTREIA - Entrada gratuita | CORTEJO, de Tiago Cadete e Solange Freitas

CORTEJO_Tiago Cadete e Solange Freitas_.jpg

A performance CORTEJO, de Tiago Cadete e Solange Freitas, estreia a 16 de Junho, nos Jardins do Palácio de Cristal no Porto, precisamente 88 anos depois da data de abertura da Exposição Colonial Portuguesa (Porto, 1934).

 

CORTEJO é uma visita guiada-performática nos Jardins do Palácio de Cristal, local onde foi realizada a Exposição Colonial Portuguesa de 1934, através da qual os espaços e ideias da exposição são tensionados pela ausência dos edifícios e dos corpos ou pela sua substituição através de novas temáticas. A evocação das ruínas ou dos espaços vazios são a lógica que opera todo o percurso.

 

ESTREIA | JARDINS DO PALÁCIO DE CRISTAL, PORTO

De 16 a 19 Junho | duas sessões por dia, às 11h00 e às 15h00

Entrada gratuita mediante reserva: cortejoreservas@gmail.com

 

Sinopse:

A cidade do Porto mudou drasticamente a sua oferta turística nos últimos anos, essa mudança herda diversas tentativas de colocar o Porto no centro do turismo mundial, projecto que tem sido desenvolvido nos últimos anos com grandes eventos como Porto Capital Europeia da Cultura 2001. Este e outros eventos periféricos foram apostas estratégicas em colocar o Porto nas rotas do turismo mundial. Mas existe um projecto denominado Exposição Colonial Portuguesa 1934, que funciona como momento seminal para uma ideia de construção Monumental de identidade nacional. Na exposição com alto teor de propaganda do regime, são criadas noções de tradição e regionalismo.

 

A exposição, Exposição Colonial Portuguesa 1934, cheia de construções arquitetónicas de caráter efémero. A maioria dos edifícios era feita em ferro, madeira e gesso, reforçando o caráter teatral do evento. Durante a permanência da exposição foram realizados cortejos e encenações das figuras históricas determinantes para o processo de expansão territorial.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.