Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

ESTREIA::: NGC REDEFINE A NARRATIVA TELEVISIVA COM ‘MARTE’

image005.jpg

 

Uma viagem a Marte como nunca antes vista…

 

NGC, IMAGINE ENTERTAINMENT E RADICALMEDIA REDEFINEM A NARRATIVA TELEVISIVA COM ‘MARTE’

 

Quando os primeiros humanos pisarem Marte, o momento será mais significativo em termos tecnológicos, filosóficos, históricos e exploratórios do que qualquer outro antes deste, tudo porque deixaremos de ser uma espécie de um só planeta.

Stephen Petranekm autor de “How We’ll Live On Mars”

 

De todos os planetas do nosso sistema solar, nenhum captou mais o nosso imaginário coletivo como Marte – uma misteriosa e indelével parte do zeitgeist. A jornada para enviar humanos a Marte tem vindo a ocupar as maiores mentes da ciência e infiltrou-se na cultura pop através de grandes êxitos de bilheteira como o ‘The Martian’, de Andy Weir. Agora, o NGC e os galardoados Brian Grazer, Ron Howard e Michael Rosenberg da Imagine Entertainment, e os também premiados Justin Wilkes e Dave O’Connor da RadicalMedia, juntam forças para lançar os espectadores de todo o mundo numa viagem pelo espaço nunca antes vista através do lançamento mundial de ‘MARTE’.

 

Com estreia no NGC em 171 países e em 45 línguas no próximo mês de novembro, ‘MARTE’ – que tem a sua história a desenrolar-se tanto no futuro como no presente – irá redefinir a narrativa televisiva ao combinar a qualidade do cinema ficcional e dos efeitos especiais com as melhores sequências documentais para alcançar uma história coerente e poderosa acerca da jornada da humanidade para conseguir colonizar Marte. Esta épica série de seis episódios conta uma história inspiradora através do ponto de vista de uma equipa ficcional numa missão no ano de 2033.

 

“Brian [Grazer] e eu, juntamente com os nossos colegas da Radical, tivemos esta ideia ambiciosa que era criar um documentário sobre a incessante busca de chegar a Marte, mas também conseguir dar-lhe vida de uma maneira realmente dramática e cinematográfica” disse o produtor executivo Ron Howard. “Pretendemos oferecer à audiência uma espécie de encontro entre informação real com experiências vívidas de realização cinematográfica. A ambição do National Geographic era grande e sentimo-nos muito honrados e entusiasmados para tentar alcançar o desafio e superar expectativas”.

 

O ponto de partida deste método único de narrativa é o ano de 2033, altura em que embarcamos na primeira missão a Marte em equipa. À medida que elementos ficcionais dramáticos e efeitos visuais de calibre cinematográfico dão vida ao mundo no futuro, a jornada dos dias de hoje, para alcançar o planeta vermelho, é contada através de documentários reais e entrevistas a cientistas e inovadores que lideram a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia espacial que tornará a missão de 2033 possível. Os produtores executivos Ron Howard e Brian Grazer selecionaram o visionário realizador mexicano Everardo Gout (‘Days of Grace’) para realizar as partes dramáticas da série, gravadas no início deste ano em Budapeste e Marrocos.

 

A primeira missão a Marte

‘MARTE’ visiona o futuro das viagens espaciais fundado através de uma parceria pública corporativa entre duas organizações: a Mars Mission Corporation (MMC), um consórcio de corporações aeroespaciais formada em 2022, com sede em Londres e que constrói o hardware tecnológico para o programa a Marte; e a International Mars Science Foundation (IMSF), criada através de uma coligação de nações espaciais para levar a cabo a missão a Marte.

A parte ficcional da série foca-se na primeira missão a Marte a bordo da nave espacial Daedalus. A sua viagem em 2033 é composta por uma equipa internacional, cuidadosamente selecionada, de seis astronautas qualificados que incluem: o comandante americano Ben Sawyer (Ben Cotton), a piloto coreana Hana Seung (Jihae), o hidrologista e geoquímico espanhol Javier Delgado (Alberto Ammann), a física e bioquímica francesa Amelie Durand (Clementine Poidatz), o engenheiro mecânico nigeriano Robert Foucault (Sammi Rotibi) e a exobiologista e geóloga russa Marta Kamen (Anamaria Marinca). A partir da Terra, a equipa de controlo da MMC em Londres incluí: a irmã gémea de Hana Seung e comunicadora de cápsula (CAPCOM) Joon Seung (Jihae) e o CEO francês Ed Grann (Olivier Martinez).

 

Quando Daedalus aterrar com sucesso em Marte e construir uma base de operações preliminar, a física nuclear inglesa Leslie Richardson (Cosima Shaw) irá liderar a segunda fase do projeto juntamente com o seu marido o Dr. Paul Richardson (John Light), um botânico experimental de renome.

 

A produção de ‘MARTE’ levou a cabo esforços meticulosos para basear a sua narrativa dramática na ciência real. Os guionistas da série trabalharam com um extenso grupo de peritos, tanto do sector público como do privado, para compreender como é que a ciência poderia servir a história da série. O Dr. Robert Braun, um engenheiro aeroespacial e professor de tecnologia espacial no Georgia Institute of Technology, foi o consultor em todos os aspetos científicos da narrativa ficcional. A Dr.ª Mae Jemison, uma antiga astronauta da NASA, que guarda a distinção de ser a primeira mulher de cor no espaço, teve um papel de conselheira espacial da série, trabalhando com o elenco e ajudando-o a afinar as personagens.

 

Em termos visuais, a designer de produção Sophie Becher recorreu à NASA e à SpaceX para conseguir desenvolver os seus desenhos da nave espacial Daedalus e da Olympus Town, a primeira colónia humana em Marte. A designer do guarda-roupa Daniela Ciancio pesquisou, extensivamente, os tipos de tecidos criados nos dias de hoje e que tornam os fatos espaciais mais leves, fortes, flexíveis e resistentes às radiações, de maneira a proteger os astronautas do amanhã. E, Framestore, equipa de efeitos visuais por detrás do filme ‘Gravidade’ e vencedora de um Óscar da Academia, irá colocar as camadas finais dos efeitos visuais de maneira a completar o look da série.

 

Visionários a liderar o caminho

‘MARTE’ também mostra uma coleção de entrevistas sem precedentes com as maiores mentes científicas que, nos dias de hoje, trabalham para ultrapassar os muitos obstáculos que se colocam perante um possível lançamento espacial. O National Geographic teve acesso exclusivo para filmar Elon Musk (o fundador da Tesla e SpaceX) e a sua equipa na missão de controlo da SpaceX quando conseguiram aterrar, com sucesso, o foguete Falcon 9 numa nave drone na Costa Este dos Estados Unidos, no passado mês de abril.

 

“O futuro da humanidade irá bifurcar-se e seguirá uma de duas direções: ou irá tornar-se numa espécie multiplanetária e numa civilização espacial, ou irá ficar presa num único planeta até um possível evento de extinção. De maneira a ficar entusiasmado e inspirado com o futuro, terá de acontecer a primeira opção”, diz Musk na série.

 

‘MARTE’ reúne todas as mentes brilhantes do mundo de uma maneira nunca antes conseguida – pense na maior TEDtalk do mundo com as pessoas mais fascinantes da Terra. Os entrevistados incluem:

  • Charles Bolden, administrador da NASA e antigo astronauta
  • Peter Diamandis, fundador e presidente executivo da X-Prize; co-fundador e co-presidente executivo da Planetary Resources
  • Neil DeGrasse Tyson, diretor do Hayden Planetarium no The Rose Center for Earth and Space
  • David Dinges, professor no departamento de psiquiatria da Universidade da Pensilvânia
  • Casey Dreier, diretor da Planetary Society
  • Ann Druyan, autora e produtora executiva de ‘Cosmos: Uma Odisseia no Espaço’
  • Charles Elachi, antigo diretor do laboratório Jet Propulsion Lab (JPL) da NASA e professor emérito da Caltech
  • Jim Green, diretor na divisão da ciência planetária da NASA
  • John Grunsfeld, administrador associado da NASA e antigo astronauta
  • Jennifer Heldmann, cientista planetária da NASA
  • Jedidah Isler, premiada astrofísica e exploradora emergente do National Geographic
  • Thomas Kalil, diretor delegado da White House Office of Science and Technology Policy
  • Roger Launius, diretor associado dos recursos conservadores e das coleções do Smithsonian Institution’s National Air and Space Museum
  • John Logsdon, professor emérito dos negócios internacionais e das políticas científicas na Universidade George Washington
  • James Lovell, antigo astronauta da NASA e comandante da missão Apollo 13
  • Elon Musk, CEO e presidente tecnológico da SpaceX; CEO da Tesla Motors; presidente da SolarCity
  • Stephen Petranek, autor do livro “How We’ll Live On Mars”
  • Mary Roach, autora de “Packing for Mars”
  • Jennifer Trosper, manager da missão Marte 2020, JPL
  • Andy Weir, autor do ‘The Martian’
  • Robert Zubrin, presidente da The Mars Society e presidente da Pioneer Astronautics

 

Esta jornada de alcançar Marte e colonizá-lo espicaçou um debate vigoroso entre a comunidade espacial. A questão não é apenas “será que conseguimos?” como também “será que devemos?”. Neil DeGrasse Tyson não está convencido de que teremos de enviar humanos para Marte; ele defende de que era necessário um menor esforço e menos dinheiro para descobrirmos como sobreviver às ameaças na Terra do que colonizar outro planeta de maneira a manter a nossa espécie: “Acho que devemos visitar planetas, como visitamos qualquer outro lugar onde nunca estivemos…”

 

O consenso parece estar a formar-se na ideia de que os humanos irão, eventualmente, fazer uma viagem até Marte, mas a melhor altura para o fazer continua a ser um importante ponto de debate. Robert Zubrin, presidente da The Mars Society e da Pioneer Astronautics, faz uma grande asserção: “Se o próximo presidente se levantasse na primavera de 2017 e anunciasse o seu compromisso de enviar humanos a Marte, poderíamos lá chegar até ao final da sua segunda administração”.

 

Um evento global

O National Geographic irá expandir a narrativa de ‘MARTE’ através de um esforço multiplataforma sem precedentes, que inclui uma prequela de seis partes para os meios digitais. ‘Before MARS’, que será lançada antes da estreia de ‘MARTE’, é uma experiência de realidade virtual digital que estará presente em www.MakeMarsHome.com. Irá também existir uma instalação MARS Experience, em Nova Iorque, no mês de outubro e o planeta Marte será a história de capa da edição de novembro da revista National Geographic ao mesmo tempo que o lançamento do livro “MARS: Our Future on the Red Planet”, em outubro. Por outro lado, o NG Kids Book, “Marte: O Planeta Vermelho” irá estar à venda em setembro e vão existir materiais media e educacionais para os mais pequenos. Outros pontos importantes de promoção são a tour NG Live com os intervenientes da série e uma cobertura ongoing de ‘MARTE’ em nationalgeographic.com.

 

‘MARTE’ é produzido pela Imagine Entertainment e RadicalMedia para o NGC. Brian Grazer, Ron Howard e Michael Rosenberg são produtores executivos pela Imagine Entertainment; Justin Wilkes, Dave O’Connor, Jonathan Silberberg e Jon Kamen são produtores executivos pela RadicalMedia; Robert Palumbo é produtor executivo pelo NGC. Matt Renner é o vice-presidente de produção e Tim Pastore é o presidente de produção e programação original.

 

 

ESTREIA: Domingo, dia 13 de novembro, às 22h30

Emissão: Domingos, às 22h30