Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Estrelas Michelin brilham nos Açores - "wine in azores", de 16 a 18 de Outubro

Maior feira empresarial dos Açores arranca sexta-feira

 

12 CHEFES (TRÊS ESTRELAS MICHELIN) NO WINE IN AZORES

poster_WinAz_A3_vWeb (2).jpg

 

 

12 Chefs, incluindo três estrelas Michelin, marcam presença, a partir de 16 de Outubro, sexta-feira, na 8ª edição do “Wine in Azores”, um dos maiores certames de gastronomia e vinho de Portugal.

 

As “estrelas” Leonel Pereira, Pedro Lemos e Ricardo Costa irão confeccionar pratos com produtos açoreanos até domingo, 18 de Outubro, que combinarão com os melhores vinhos do país ali presentes.

 

Os visitantes podem também provar pratos de António Alexandre, conhecido por ser co-mentor do projecto Endògenos a par de Nuno Nobre e professor no programa da RTP "Chef Academy", André Magalhães, Diogo Rocha, Francisco Gomes, Nuno Dinis, Paulo Matos, Tiago Santos e Dalila e Renato Cunha.

 

Os visitantes assistem à confecção dos pratos pelos chefes convidados, num espaço de showcooking, seguindo-se a degustação dos mesmos. 

 

Mais de 120 produtores de vinho no Wine in Azores

 

No “Wine in Azores” 2015 vão estar à prova vinhos de cerca de 120 produtores a nível nacional, com centenas de opções vínicas.

 

O Parque de Exposições da Associação de Agricultores de São Miguel, em Ponta Delgada, será o palco daquele que é o maior evento empresarial dos Açores.

 

As provas de vinhos começam no dia 16 às 16h00 e terminam às 22h00. Nos dias seguintes, 17 e 18, as provas começam e terminam uma hora mais cedo, das 15h00 às 21h00.

 

O “Wine In Azores” é essencialmente uma feira de promoção de vinhos, porém, o festival tem também uma forte componente gastronómica, sob o lema degustar do vinho entre a terra e o mar e no espaço da feira vão ter lugar espectáculos de cozinha e Tascas Gourmet e degustações.

 

Nas Tascas Gourmet os visitantes podem provar pratos confeccionados por chefes regionais e nacionais, com os melhores produtos dos Açores, como a carne e o peixe, conhecidos pelo sua qualidade e frescura de excelência.  

 

No espaço de showcooking quer-se um espaço interactivo entre os chefes e o público, podendo haver trocas de opiniões, permitir que o público veja como os pratos são confeccionados e, ainda, obviamente degustar os pratos, sobremesas e cocktails feitos na hora.

 

Dentro da feira também existem provas de destilados, gins tasting e provas de azeites.

 

O espaço de degustação gastronómica abre às 16h00 no dia 16 e às 15h00 nos dias 17 e 18. A bilheteira fecha à meia-noite, não havendo hora definida de encerramento do evento.